ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 ultrapassa 164 mil pontos pela primeira vez

CNBC

CNBCMicron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA

Mundo

‘Tudo o que Trump faz é inflacionário’, diz economista sobre as decisões do presidente

Publicado 07/03/2025 • 09:14 | Atualizado há 9 meses

KEY POINTS

  • O presidente colocou a meta de aumentar em 3 milhões de barris por dia nos próximos meses e anos, o que nos sinaliza que teremos um aumento da oferta.
  • Ele ressaltou que, para contrapor o aumento de tarifas que Trump está sinalizando agora, precisamos lembrar que, por mais fraco que tenha sido, ele havia falado no ano passado que iria aplicar tarifas de 50% a 60% contra a China.
  • Vale explicou que Trump tem um pensamento equivocado e é pessimamente assessorado.

As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump estão impactando a economia, além de iniciar o conflito tarifário que está mexendo com os preços das commodities, causando uma queda na cotação do petróleo.

Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta quinta-feira (06), Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, comentou o que as decisões de Trump estão causando na economia dos países.

Vale começou explicando que, em relação ao petróleo, será necessário acompanhar, primeiro, a intenção de Trump, sinalizada no ano passado, de aumentar a produção de petróleo nos Estados Unidos.

Já que o presidente colocou a meta de aumentar em 3 milhões de barris por dia nos próximos meses e anos, o que nos sinaliza que teremos um aumento da oferta. Além disso, há uma possível estabilização do conflito entre Rússia e Ucrânia, que está caminhando para acontecer.

“Guerras como essas sempre precisam de uma grande mudança política para que a gente consiga ver uma finalização. Acho que a posse de Trump está sinalizando que algum fim, mesmo que negativo aparentemente, pode acontecer, o que pode afetar os mercados. E outro ponto é o cenário de uma desaceleração mais complicada da economia americana”, disse.

Ele ressaltou que, para contrapor o aumento de tarifas que Trump está sinalizando agora, precisamos lembrar que, por mais fraco que tenha sido, ele havia falado no ano passado que iria aplicar tarifas de 50% a 60% contra a China, mas apareceu com 10% e está indo para 20% agora, além de estar em negociações com o México e a Argentina nos 25%.

“No final, haverá um aumento de tarifas significativo, talvez maior do que o esperado, e os impactos serão fortes. Lembrando que, além disso, Trump também quer fazer cortes de importação. Não dá para saber quando esse corte entrará em vigor, mas existe uma perspectiva de aumento. Então, quando você junta tudo isso, coloca-se uma pressão no Banco Central, o que significa que eles terão que manter as taxas de juros no patamar atual, e a queda da taxa de juros vai depender dessa desaceleração. O preço do petróleo pode ajudar o Brasil, mas, com todos os números que tenho visto, isso não será suficiente para contrapor os impactos negativos dessa política tarifária de Trump”, complementou.

Segundo o economista, tudo o que Trump está fazendo agora é inflacionário.

“Pensar em reindustrializar a economia americana é um contrassenso total, pois ao longo do tempo, os países desenvolvidos seguiram o caminho de se tornar economias mais focadas em serviços e se especializar naquilo. É comum que os países façam isso, produzindo o que é necessário em países próximos e importando o restante. Agora, trazer esses produtos para a economia americana, que tem um custo elevado, torna-se inviável para o consumidor americano.”

E, mesmo com as tarifas de importação, trazer a produção para dentro da economia americana ainda não compensará.

“Vai ser mais vantajoso importar de outros lugares, mesmo com tarifas elevadas, juntamente com a política de imigração, que Trump quer usar para reduzir a quantidade de imigrantes na economia americana, o que também vai abalar a estrutura de custos nos Estados Unidos. Por isso, volto a afirmar que o conjunto das tarifas de Trump é inflacionário.”

Vale explicou que Trump tem um pensamento equivocado e é pessimamente assessorado.

“A gente está dependendo de alguns empresários que falam com o presidente, dizendo ‘não dá para fazer isso’, como aconteceu com os três presidentes da indústria automobilística, que falaram: ‘Se o senhor colocar essa tarifa de 25%, não será só um aumento de 25% nos carros aqui dentro, será muito mais.’ Então, assim, Trump está completamente errado. Ele tem um pensamento mercantilista tradicional, velho e antigo.”

“Está tudo errado. Ele quer trazer mais produção com um custo mais elevado, ou seja, vamos ter um efeito duplo na situação que Trump está querendo levar para a indústria americana”, finalizou Vale.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;