Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil ‘cobra tarifas injustas dos EUA’, diz Trump
Publicado 05/03/2025 • 00:49 | Atualizado há 4 meses
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 05/03/2025 • 00:49 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Durante seu discurso na sessão conjunta no Congresso dos Estados Unidos, na noite de terça-feira (4), o presidente Donald Trump defendeu as tarifas e citou o Brasil como um dos países que “cobram demais dos Estados Unidos”.
Antes do discurso aos congressistas, Trump havia anunciado tarifas de 25% em todos os produtos do Canadá e México, e de 10% em produtos chineses. Ele ressaltou que a medida serve como um incentivo para que empresas estabeleçam fábricas nos Estados Unidos.
A medida é defendida por Trump, apesar de um esperado aumento nos preços dos produtos que grande parte dos americanos compra, de café a tomates e gasolina.
Uma pesquisa recente da CBS News/YouGov mostra que 80% dos americanos querem que Trump se concentre na economia e na inflação, mas apenas 29% disseram que acham que ele está priorizando “muito” a inflação.
Trump ressaltou as medidas tomadas por seu governo nas primeiras seis semanas da administração e afirmou que seu governo estava “apenas começando”. Mais de uma vez, o republicano reforçou que a sua vitória eleitoral foi um “mandato” da população americana.
A fala de Trump foi interrompida por protestos da bancada democrata e o congressista Al Green, do partido da oposição, foi removido do Congresso.
Após a saída de Green, Trump listou as ações tomadas pelo seu governo em temas como imigração e burocracia federal. O presidente americano também celebrou a saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
“O povo me elegeu para fazer o trabalho, e eu estou fazendo isso”, diz Trump. O presidente americano destacou que sobreviveu a múltiplas acusações criminais. Ele acusa o ex-presidente americano Joe Biden de orquestrar as acusações. O republicano classificou Biden como o “pior presidente da história dos Estados Unidos”.
O presidente americano também culpou Biden pela inflação e disse que quer aprovar uma legislação de corte de impostos.
“Agora, pela primeira vez na história moderna, mais americanos acreditam que nosso país está indo na direção certa do que na direção errada”, disse Trump.
Depois de 20 minutos de discurso, Trump citou o bilionário Elon Musk pela primeira vez. O republicano agradeceu Musk por seu trabalho no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e apontou exemplos de como a ajuda internacional americana estava sendo usada antes da volta de Trump à Casa Branca.
O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo homem mais rico do mundo, está desmantelando agências governamentais, reduzindo a força de trabalho federal e obtendo acesso a dados confidenciais do governo — tudo em uma tentativa, segundo o departamento, de “restaurar a democracia”.
Mas, a maior parte do que o Serviço DOGE dos EUA está fazendo sob o comando de Musk está sob escrutínio legal, com os tribunais analisando se isso viola as leis de privacidade, os direitos dos funcionários federais e os controles e equilíbrios da Constituição.
O DOGE agiu tão rapidamente que está sendo alvo de críticas cuidadosas até mesmo de alguns republicanos, preocupados com que os serviços básicos do governo — e a manutenção de ameaças contra o país — poderiam ser prejudicados. As pessoas que fazem a manutenção das armas nucleares dos Estados Unidos foram demitidas e depois recontratadas às pressas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O 'coquetel de cortisol' viralizou no TikTok - mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Líder supremo do Irã, Khamenei, faz primeira aparição pública desde guerra com Israel
Israel anuncia envio de negociadores ao Catar para discutir trégua em Gaza
JBS inicia exportação de carne bovina para o Vietnã, porta para sudeste asiático
Elon Musk diz que criou um novo partido político nos Estados Unidos