CNBC
Trump em um palco repleto de bandeiras dos Estados Unidos e apontando para frente

CNBCTrump está instruindo seus “representantes” a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários

Mundo

Venezuela: Delcy Rodríguez presta juramento como presidente interina e irmão é reconduzido à presidência da Assembleia

Publicado 05/01/2026 • 16:31 | Atualizado há 4 dias

KEY POINTS

  • "Venho com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos EUA, disse Rodríguez em seu juramento. "Venho também com honra jurar em nome de todos os venezuelanos".
  • Rodríguez era a vice-presidente de Maduro e a primeira na linha de sucessão. A Suprema Corte lhe ordenou assumir o cargo por 90 dias, prorrogáveis.
  • Também nesta segunda-feira, o deputado venezuelano Jorge Rodríguez foi reconduzido à presidência da Assembleia Nacional da Venezuela.

PEDRO MATTEY/AFP

Delcy Rodriguez

Delcy Rodríguez foi empossada nesta segunda-feira (5) como presidente interina da Venezuela, diante da ausência de Nicolás Maduro, que foi capturado junto com a esposa pelos Estados Unidos em uma operação militar.

“Venho com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos EUA, disse Rodríguez em seu juramento. “Venho também com honra jurar em nome de todos os venezuelanos”.

Rodríguez era a vice-presidente de Maduro e a primeira na linha de sucessão. A Suprema Corte lhe ordenou assumir o cargo por 90 dias, prorrogáveis.

Jorge Rodríguez é reconduzido à presidência da Assembleia Nacional

Também nesta segunda-feira, o deputado venezuelano Jorge Rodríguez, irmão de Delcy, foi reconduzido à presidência da Assembleia Nacional da Venezuela, conforme comunicados oficiais divulgados após a sessão de instalação do período legislativo de 2026.

Em outro comunicado, a Assembleia destacou declarações do deputado Nicolás Maduro Guerra, filho de Nicolás Maduro, feitas durante a mesma sessão. Segundo o texto oficial, o parlamentar afirmou que “a identidade histórica e soberana do povo venezuelano prevalecerá diante das agressões externas”, acrescentando que “se o governo dos EUA é Monroe, nós somos Simón Bolívar”.

Leia mais:
Filho de Maduro oferece “apoio incondicional” à presidente interina da Venezuela
Tribunal dos EUA determina retorno de Maduro à Corte em março

A nota acrescenta que a fala fez referência à “doutrina intervencionista dos EUA”, ainda em menção à operação militar realizada no sábado (3), que resultou no que o comunicado classificou como “sequestro de Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores”.

O texto afirma que o episódio foi classificado como “uma agressão sem precedentes aos princípios básicos do direito internacional”. Em nota separada, a Assembleia Nacional anunciou ainda que o deputado Jorge Rodríguez presidirá a “Comissão Especial para a Libertação” de Maduro e Cilia.

Segundo o comunicado, a formação da comissão foi informada pelo ministro da Comunicação e Informação, Freddy Ñáñez, após reunião do conselho de ministros realizada no domingo (4).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;