CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAnalista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA

Mundo

Zelensky vai se encontrar com Trump após negociações com Putin terminarem sem cessar-fogo

Publicado 16/08/2025 • 15:19 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com Vladimir Putin para tentar resolver a guerra na Ucrânia.
  • Os dois líderes não concordaram com um cessar-fogo, apesar de Trump pressionar por uma saída durante semanas.
  • Trump escreveu na rede Truth Social: “Foi determinado por todos que a melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é ir diretamente para um Acordo de Paz”.

Putin e Trump em reunião no Alasca.

Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado que sua cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin, “correu muito bem” depois que os dois se encontraram por horas no dia anterior.

Os dois líderes não chegaram a um acordo de cessar-fogo após as negociações, o que Trump enfatizou repetidamente antes do encontro.

Em vez disso, Trump escreveu nas redes sociais: “Foi determinado por todos que a melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é ir diretamente para um Acordo de Paz, que acabaria com a guerra, e não um mero Acordo de Cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta.”

Os comentários de Trump o colocam em desacordo com autoridades da Ucrânia e líderes europeus que buscam urgentemente um cessar-fogo duradouro na guerra em curso.

Uma declaração conjunta de líderes europeus disse que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que não foi convidado para a cúpula, deveria estar presente durante quaisquer negociações futuras, e que “caberá à Ucrânia tomar decisões em seu território”, de acordo com a NBC News .

Leia mais:

Trump diz que cessar-fogo na Ucrânia está próximo após reunião com Putin

Trump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Os aliados da Ucrânia na Europa também expressaram preocupação com a aproximação de Trump à posição de Putin após o encontro. A ausência de um cessar-fogo imediato permite que a Rússia continue seus combates na Ucrânia sem a ameaça de punição dos Estados Unidos ou de seus aliados.

Zelenskyy disse que planeja se encontrar com Trump para “discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra”, de acordo com uma postagem no Telegram.

Trump, que disse ter falado com Zelenskyy e outros líderes europeus durante a noite, está pronto para se encontrar com o líder ucraniano no Salão Oval na tarde de segunda-feira, disse ele em uma publicação no Truth Social.

“Se tudo der certo, agendaremos uma reunião com o presidente Putin”, disse Trump.

Putin disse em um comunicado no sábado que seu encontro com Trump foi “muito franco, significativo e, na minha opinião, isso nos aproxima das decisões necessárias”.

Apesar da falta de uma resolução, autoridades russas sinalizaram vitória após as negociações.

“Uma nova arquitetura de segurança europeia e internacional está na agenda e todos devem aceitá-la”, disse Andrei Klishas, senador russo, de acordo com o Washington Post .

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo