Imagem de Elon Musk

CNBC Elon Musk está a caminho de se tornar trilionário até 2027

Seu Dinheiro

Mais dinheiro traz felicidade, mesmo que você já seja rico, mostra pesquisa

Publicado 12/11/2024 • 18:58 | Atualizado há 12 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O estudo descobriu que há uma relação importante entre salário e felicidade.
  • “Parece que não há nenhum ponto (de renda) em que o dinheiro deixe de ser importante”, diz Killingsworth à CNBC.
  • A pesquisa se baseia em algumas de suas descobertas anteriores sobre a relação entre renda e felicidade.
Imagem ilustrativa de uma pessoa com dinheiro

Imagem ilustrativa de uma pessoa com dinheiro

Reprodução Pixabay

Embora uma pesquisa já tenha provado que as pessoas com mais dinheiro tendem a ser mais felizes, um novo artigo de Matthew Killingsworth, pesquisador da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, dá uma nova confirmação para essa hipótese. O estudo descobriu que há uma relação importante entre salário e felicidade.

“Parece que não há nenhum ponto (de renda) em que o dinheiro deixe de ser importante”, diz Killingsworth à CNBC

A pesquisa se baseia em algumas de suas descobertas anteriores sobre a relação entre renda e felicidade, e confirma a correlação entre dinheiro e satisfação com a vida. Além disso, mostra que o efeito psicológico de mais dinheiro é relativamente o mesmo em todas as faixas de renda.

Em outras palavras: um aumento de 20% para uma pessoa que recebe R$ 16 mil é maior do que uma aumento na mesma proporção de um salário de R$ 4 mil, mas essas duas pessoas vão ter o mesmo incremento de felicidade.

Nesse caso, a pessoa que ganha menos pode começar a economizar a cada mês, enquanto quem ganha mais pode simplesmente melhorar a qualidade das experiências que já viviam. “Em termos de quantificar a alegria deles, o aumento tem o mesmo efeito“, diz Killingsworth.

No entanto, vários outros fatores individuais também podem afetar seu bem-estar geral. “O dinheiro é uma das muitas variáveis [na] equação da felicidade, e nenhuma variável domina”, diz Killingsworth.

Ganhar mais dinheiro

Essas descobertas podem tornar tentador buscar um salário maior. “Quando as pessoas ganham mais dinheiro, elas sentem mais controle sobre suas vidas — essencialmente, elas têm mais liberdade para fazer o que quiserem”, diz Killingsworth.

Mas a forma como você ganha dinheiro extra pode, na verdade, ser prejudicial. Em última análise, a questão não é sobre o que se compra ou gasta, mas “sobre a capacidade de se viver a vida desejada”.

Se ganhar mais dinheiro significa que você tem que sacrificar passar tempo com seus entes queridos ou aproveitar hobbies em seu tempo livre, há uma boa chance de que dinheiro extra não o faça feliz.

“Cada pessoa precisa de um ‘portfólio de felicidade‘ porque há várias coisas diferentes que importam para a felicidade”, diz Killingsworth. “O dinheiro parece importar, e acho que talvez um pouco mais do que pensávamos anteriormente, mas também é apenas um monte de coisas que parecem importar.”

Casa, relacionamentos, carreira

Seu portfólio de felicidade pode incluir uma variedade de fatores, como sua casa, seus relacionamentos e sua carreira. Killingsworth também sugere identificar um nível de renda que você possa alcançar sem sacrificar muito. Como você pode maximizar seus ganhos enquanto faz algo que você gosta?

Se sua carreira oferece mobilidade ascendente, “talvez valha a pena pensar [em] trabalhar algumas horas extras por semana para eventualmente ganhar muito mais”, diz ele. Esse tipo de troca pode valer a pena em termos de como significativamente o salário mais alto pode afetar sua satisfação com a vida.

Por outro lado, se você está buscando uma carreira apenas por causa de suas perspectivas de alta renda e não está satisfeito com isso, o salário por si só provavelmente não lhe trará a felicidade que você deseja. “Ganhe o que puder e depois busque a felicidade em outros aspectos da vida, e será possível viver uma vida realmente feliz”, diz Killingsworth.

MAIS EM Seu Dinheiro