Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘PRESIQ é essencial para garantir a competitividade da indústria química’, diz Afonso Motta
Publicado 22/04/2025 • 13:37 | Atualizado há 2 meses
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Fabricantes de chips obtêm maiores créditos fiscais no último ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista
Um acordo básico é a melhor esperança da Europa nas negociações comerciais com os EUA, dizem fontes à CNBC
Americanos lutam contra a ansiedade da demissão: isso deixa os trabalhadores ‘se esgotarem mais rápido’, dizem os especialistas
Publicado 22/04/2025 • 13:37 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Congresso Nacional está prestes a analisar o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (PRESIQ), proposta que pretende promover a sustentabilidade do setor e enfrentar desafios como a desindustrialização e a competitividade global.
Apresentado pelo deputado Afonso Motta, presidente da Frente Parlamentar da Química, o projeto busca fortalecer o setor químico nacional e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (22), Motta disse que a indústria química brasileira enfrenta grandes desafios, apesar de sua representatividade significativa. “Hoje, o setor químico nacional é responsável por um faturamento anual superior a 160 bilhões de dólares e por mais de 2 milhões de empregos, diretos e indiretos”, destacou o deputado.
Ele ainda ressaltou que, embora o setor seja um dos maiores contribuintes de tributos no país, ele enfrenta dificuldades, especialmente com a reforma tributária que pode suprimir benefícios como o Regime Especial de Investimento (REI), que reduz impostos como PIS e Cofins.
“O objetivo do PRESIQ é garantir a competitividade da indústria química no cenário global, onde outros países estão investindo pesadamente no setor”, disse Motta, enfatizando que a proposta busca modernizar a indústria e tornar o Brasil mais competitivo, com foco em sustentabilidade e descarbonização. “Estamos trabalhando para garantir que a indústria química brasileira se integre a um processo global de descarbonização e adote práticas mais sustentáveis.”
O projeto ainda prevê benefícios fiscais para empresas que adotem práticas sustentáveis, como a descarbonização e a economia circular, um modelo que promove o reaproveitamento de recursos e redução de resíduos. Motta mencionou que a implementação do PRESIQ poderá gerar R$ 65 bilhões adicionais em arrecadação e impulsionar a criação de novos empregos, além de melhorar a competitividade da indústria química brasileira.
“É um projeto que pode melhorar significativamente o cenário da indústria química no Brasil, trazendo avanços importantes tanto para o setor industrial quanto para o investimento em sustentabilidade”, concluiu.
O PRESIQ agora aguarda a análise no Congresso.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
BC confirma ataque hacker à prestadora de tecnologia, mas nega que seus sistemas foram afetados; prejuízo, ainda incerto, pode chegar a R$ 1 bi
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Xpeng desafia a guerra de preços dos carros elétricos na China com vendas estáveis; Tesla e concorrentes locais tentam acompanhar
Trump volta a atacar Powell e diz que presidente do Fed deveria renunciar
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA