CNBC
Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Emirados, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, caminham no Kremlin após suas conversas em Moscou em 7 de agosto de 2025.

CNBCAliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã

Eduardo Gayer

Tarifaço: Vieira encontra Rubio e cobra avanço nas negociações entre Brasil e EUA

Publicado 12/11/2025 • 16:57 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Mauro Vieira pediu agilidade nas negociações comerciais entre Brasil e EUA, determinadas por Lula e Trump em reunião na Malásia
  • Brasil enviou proposta formal de negociação a Washington em 4 de novembro após encontros virtuais entre as equipes técnicas
  • Vieira e Rubio concordaram em marcar uma nova reunião presencial para dar continuidade às discussões sobre o tarifaço

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cobrou o avanço nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil durante uma reunião presencial com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta quarta-feira (12).

Os dois se encontraram em Niágara, no Canadá, à margem da reunião de chanceleres do G7. Segundo informações do Itamaraty, Vieira enfatizou que as tratativas comerciais foram uma determinação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que se reuniram na Malásia.

Leia mais:
EUA e Suíça negociam acordo para reduzir tarifas de 39%
Suprema Corte pode não ter a última palavra sobre as tarifas de Trump

O chanceler relatou a Rubio os entendimentos mantidos até agora no nível técnico sobre a questão das tarifas. Também informou que o Brasil enviou, em 4 de novembro, uma proposta formal de negociação à parte americana, após reunião virtual entre as equipes dos dois governos.

Ainda de acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, os dois chefes diplomáticos concordaram em agendar uma reunião presencial em data a ser definida.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Eduardo Gayer

;