Google.

CNBC Google doa US$ 1 milhão para fundo da posse de Trump; Microsoft também anuncia investimento

Brasil

Lula passa por cirurgia de emergência e se recupera na UTI

Publicado 10/12/2024 • 07:16

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10), decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.
  • Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, a equipe médica afirmou que Lula não terá sequelas e deve retornar à Brasília na próxima semana.
  • O presidente continuará em observação na UTI por mais 48 horas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, foi submetido na madrugada desta terça-feira (10) a uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma subdural, consequência de uma queda ocorrida em 19 de outubro. O procedimento, realizado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, ocorreu sem complicações.

Segundo a equipe médica, Lula está estável, consciente e conversando normalmente. Ele permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por aproximadamente 48 horas antes de ser transferido para um quarto. A expectativa é que o presidente retorne a Brasília no início da próxima semana.

“Se o estado de saúde continuar estável, ele poderá retomar as atividades normais”, esclareceu o médico. “O presidente continuará em observação na UTI por mais 48 horas, mas está bem, alimentando-se e consciente.”

A permanência na unidade de terapia intensiva é uma medida de precaução. Segundo a equipe, como o coágulo já foi retirado, não há risco de novos sangramentos.

O procedimento cirúrgico, que durou cerca de duas horas, foi bem-sucedida, e as funções neurológicas estão preservadas. “Não houve alteração nos movimentos, e o presidente está conversando normalmente”, esclareceu.

A internação

O presidente esteve ontem (9) à noite na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília para realizar um exame de imagem após sentir dores de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana.

Com isso, Lula foi transferido para a unidade de São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. Segundo o boletim médico, a cirurgia transcorreu sem intercorrências. “No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.”

Repercussão internacional

A imprensa internacional repercutiu a cirurgia de Lula. O The New York Times informou que a operação visou aliviar o sangramento no crânio de Lula e ocorreu sem complicações.

O jornal britânico The Guardian também relatou que Lula se recupera na UTI, após a cirurgia, e que ele respondeu “bem” ao procedimento.

Já o francês Le Figaro publicou em seu site que o presidente está fora de perigo após a operação cerebral, enquanto o Le Monde associou a cirurgia diretamente à queda sofrida por Lula em outubro.

Viagem à Rússia cancelada em outubro

Em 19 de outubro, o presidente Lula sofreu um acidente doméstico e deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, com ferimento na cabeça. A viagem à Rússia para a Cúpula dos BRICS, inclusive, precisou ser cancelada.

Na época, o hospital informou que o presidente apresentou “ferimento corto-contuso em região occipital” e foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância.

MAIS EM Brasil