Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Imposição de tarifa ‘necessariamente vai mudar o saldo comercial’, afirma economista
Publicado 05/08/2025 • 22:06 | Atualizado há 24 horas
Publicado 05/08/2025 • 22:06 | Atualizado há 24 horas
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Exclusivo CNBC o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas Nelson Marconi aponta alguns impactos das tarifas na economia norte-americana e brasileira.
Ele aponta que já existe um “ligeiro” impacto nas importações pela mudança no comércio que as tarifas provocam. “Tarifa é preço, é como se fosse uma taxa de câmbio, é como se fosse alguma outra medida que alterasse os preços, um imposto, alguma coisa que alterasse os preços no mercado. Isso necessariamente vai mudar o saldo comercial”, explica sobre a economia dos Estados Unidos.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Sobretaxa preocupa agro brasileiro e pode afetar pequenos produtores, diz coordenador do Insper Agro Global
Em relação ao Brasil, Marconi aponta que é possível haver um impacto negativo na nossa balança comercial com o país, pela diminuição nas exportações desencadeada pelo aumento de preços e queda na quantidade de produtos enviados aos EUA. Além disso, ele aponta que essa diminuição impactam a produção doméstica brasileira e diminui o nível de atividade do país.
Porém, ele aponta que a magnitude deste impacto e quais setores serão mais afetados ainda não pode ser totalmente calculado.
O economista aponta que Donald Trump quer “continuar a ser superavitário” com outros países e por isso implementa as tarifas para ao longo do tempo aumentar o valor do superávit dos bens e serviços do país.
Marconi também afirma que Trump está “jogando politicamente” para impactar a economia do Brasil e que a recente prisão de Jair Bolsonaro pode não ter impactado tanto o mercado nacional, mas pode trazer outras consequências dos Estados Unidos.
“Eu acho que o que vai contar aí no futuro é o impacto que esse tarifaço, que essas medidas vão ter sobre o nível de atividade aqui no nosso mercado, no mercado doméstico… é tentar reduzir, provocar uma queda no nível de atividade e fazer com que isso tenha um revés para o governo” finalizou.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming