CNBC

CNBCNBA retorna à China e donos de times dizem que Macau está mais vibrante do que nunca

Serviços & Varejo

Vendas no varejo recuam 0,2% em novembro ante outubro, revela Stone

Publicado 11/12/2024 • 08:18 | Atualizado há 10 meses

KEY POINTS

  • As vendas no comércio brasileiro recuaram de 0,2% em novembro, em relação ao desempenho de outubro deste ano, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS).
  • Embora o mês seja impulsionado pela Black Friday, a retração é explicada pela queda de vendas no setor de material de construção e de artigos farmacêuticos.
  • Por outro lado, em relação a novembro do ano anterior, o cenário foi positivo.

Pexels

As vendas no comércio brasileiro recuaram de 0,2% em novembro, em relação ao desempenho de outubro deste ano, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS).

Embora o mês seja tradicionalmente impulsionado pela Black Friday, o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, afirma que a retração é explicada principalmente pela queda de vendas no setor de material de construção e de artigos farmacêuticos, que recuaram 4,3% e 1,5% em novembro ante outubro, respectivamente.

“Esses segmentos têm menor exposição à sazonalidade da Black Friday e apresentaram desempenhos mais modestos no mês”, afirma Calvelli.

Além disso, em novembro o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros para 11,25%, alta que ocorre em um cenário de aceleração da inflação.

“Sendo assim, é esperado que a pressão negativa da inadimplência e do serviço da dívida se torne mais elevada adiante”, explica.

Por outro lado, em relação a novembro do ano anterior, o cenário foi positivo, com aumento de 2,9% nas vendas no comércio. Para o pesquisador, o bom momento do mercado de trabalho ainda segue como uma “força positiva” para o consumo.

Já no comércio digital, houve queda mensal de 8,8%, enquanto o comércio físico cresceu 1,7%. No desempenho anual, as vendas no canal digital também reportaram retração de 8,1%, contrapondo à alta de 3,2% do comércio físico.

Na análise por segmentos, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou o maior crescimento do mês, com 3,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados, com alta mensal de 2,8%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo

;