CNBC
In this pool photograph distributed by the Russian state agency Sputnik, Russian President Vladimir Putin looks on as he meets with students at the Sirius Educational Center in Sochi on May 19, 2025, after a telephone conversation with US President Donald Trump. (Photo by Alexander KAZAKOV / POOL / AFP)

CNBCMercados reagem a reunião Trump-Putin; analistas observam triunfo russo

Tecnologia & Inovação

Trump diz que EUA vão restringir envio de chips avançados da Nvidia para a China

Publicado 11/08/2025 • 13:39 | Atualizado há 5 horas

Da Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (11) que não pretende autorizar a exportação do chip Blackwell em sua versão completa para a China, mas não descarta negociar o envio de uma versão “enfraquecida” do componente.

Segundo ele, o chip mais sofisticado que estaria sendo enviado é o modelo H20, que, apesar de ser avançado, é um chip antigo que a China já possui em versões semelhantes ou combinadas com outros modelos.

Ele mencionou Jensen Huang, CEO da Nvidia, que considera um “brilhante” da área, e também falou do Blackwell, chip mais recente da Nvidia, caracterizado como “super avançado”.

Leia também:

Nvidia rebate acusações chinesas de que seus chips H20 representam risco à segurança

Nvidia e AMD pagarão 15% da receita de vendas de chips da China ao governo dos EUA

“Não vai acontecer o envio do H20”, afirmou, ressaltando que o modelo que está sendo liberado corresponde a cerca de 20% do potencial tecnológico dos chips mais modernos. Ele também destacou que, pessoalmente, não gostou do acordo negociado, mas defendeu que a decisão foi tomada pensando no interesse do país, e não em benefícios pessoais.

Trump explicou haver restrições específicas para a exportação desses componentes, limitado ao nível do H20, para evitar que a China receba tecnologias mais avançadas. Ele ainda apontou que a China provavelmente tentará renegociar a liberação do Blackwell, mas apenas em uma versão menos sofisticada.

Em um exemplo prático, Trump comparou a situação à entrega de aviões militares, em que cada aparelho enviado conterá 20% menos tecnologia para evitar avanços que possam fortalecer rivais estratégicos.

O presidente ainda comentou sobre o comércio com a Rússia, ressaltando o valor estratégico do território russo, e sobre suas negociações para tentar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, com trocas territoriais que ele considera inevitáveis.

Trump finalizou destacando que sua experiência é fazer acordos e que em breve terá uma reunião decisiva com Vladimir Putin para definir os próximos passos.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação