CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Tarifas do Trump

“O plástico está em todos os produtos exportados”, alerta presidente Abiplast sobre efeitos do tarifaço

Publicado 14/08/2025 • 12:57 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A indústria do plástico brasileira vem chamando atenção para os impactos do aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
  • Apesar de não estar entre os setores diretamente atingidos, o segmento é fornecedor estratégico de embalagens e insumos para exportação.
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta quinta-feira(14), José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), destacou que “o plástico participa do processo produtivo como componente e também é utilizado como embalagem.

A indústria de plástico brasileira vem chamando atenção para os impactos do aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Apesar de não estar entre os setores diretamente atingidos, o segmento é fornecedor estratégico de embalagens e insumos para exportação.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quinta-feira (14), José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), destacou que “o plástico participa do processo produtivo como componente e também é utilizado como embalagem. Em exportações de alimentos, por exemplo, a embalagem plástica representa entre 15% e 25% do preço final do produto”.

Leia também:

Setores de café e plástico reagem à tarifaço dos EUA e pedem revisão da medida

Abiplast alerta: tarifas de Trump podem prejudicar setor de plástico no Brasil

Coelho alerta que, praticamente todos os produtos exportados para os Estados Unidos contêm algum tipo de plástico, dado que o setor tem correlação de 95% com o PIB. “Onde tem PIB, tem plástico. Os produtos que são exportados, de uma forma ou de outra, têm um produto plástico presente”.

O executivo ressalta que as medidas anunciadas pelo governo brasileiro, como crédito e adiamento de impostos, ajudam somente a curto prazo.

“São medidas necessárias para que essas empresas não tenham dificuldades ou possam até parar sua produção, demitir pessoal. Mas o fato mais importante é que não podemos deixar de exportar para os Estados Unidos, que é um dos mercados mais importantes do mundo”.

O executivo defende que a redução do tarifaço de 50% deve ser prioridade nas negociações. “O ponto central é diminuir esse imposto de importação de 50%, se não conseguirmos voltar até 10%, que seja 15% ou 20%. Essas medidas ajudam por um curto espaço de tempo, mas precisamos resolver a questão comercial objetivamente”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump

;