CNBC
Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon, sobe ao palco durante o DealBook Summit anual do The New York Times, no Jazz at Lincoln Center, na cidade de Nova York, em 4 de dezembro de 2024.

CNBCJeff Bezos vê “bolha industrial” na IA, mas aposta em benefícios “gigantescos” para a sociedade

Economia Brasileira

Otimismo do varejo em julho vem de datas comemorativas, não do cenário econômico, diz Fecomercio

Publicado 19/08/2025 • 06:30 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) teve em julho sua terceira alta consecutiva, após cinco meses de queda, atingindo 102,8 pontos.
  • No entanto, o indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) segue abaixo dos números de 2024.
  • Segundo a entidade, esse crescimento se deve, principalmente, ao alívio da inflação e ao impulso das vendas em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, e não foi resultado de avanços na política econômica.

Índices mostraram otimismo do setor de varejo em julho

Pexels

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) teve em julho sua terceira alta consecutiva, após cinco meses de queda, atingindo 102,8 pontos. No entanto, o indicador da Fecomercio-SP se mantém abaixo dos números de 2024 – em julho do ano passado, por exemplo, estava em 106,8 pontos.

Segundo a entidade, esse crescimento se deve, principalmente, ao alívio da inflação e ao impulso das vendas em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, e não foi resultado de avanços na política econômica, que, de acordo com a federação, “segue deixando os empresários com o pé atrás por causa do aumento de impostos e da falta de perspectiva para cortes de gastos”.

A pesquisa vai de 0 a 200 – considera-se otimismo acima de 100 pontos. Entre março e maio, o Icec ficou abaixo dessa linha.

Leia mais:
Tarcísio critica Enel e defende fim do contrato de concessão em SP
Risco de inadimplência cresce e oferta de crédito se deteriora, aponta pesquisa do Banco Central

“Embora as vendas estejam mostrando bons resultados, o dia a dia das empresas ainda é cheio de desafios”, destacou a Fecomercio-SP. A entidade citou como exemplo margens de lucro apertadas, crédito caro, dívidas feitas durante a pandemia (que ainda precisam ser quitadas), além de outros fatores que afetam a rentabilidade e os lucros, sem falar nos negócios que estão em recuperação judicial ou que já fecharam as portas.

Além disso, mesmo os dados positivos de vendas mostram uma desaceleração da atividade. “É importante que as empresas tenham cautela ao formar estoques e planejar novos investimentos”, continua a nota.

Indicadores do comércio mostram oscilação entre otimismo e cautela

Entre os componentes do índice, o maior destaque foi para o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), que subiu 3,8% no mês. Mesmo assim, ele segue no campo “pessimista”, com 76,3 pontos, acumulando queda de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Fecomercio-SP, esse índice já está há 29 meses abaixo da marca dos 100 pontos.

O cenário é oposto no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que, apesar de estar no campo “otimista”, recuou no último mês. Atualmente, está em 128,4 pontos, uma queda de 0,8% em relação ao mês anterior e de 5,8% na comparação anual.

Outro dado analisado, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec), subiu 3,7% em relação a junho e 1,1% na comparação com julho de 2024, atingindo 103,7 pontos. “Os empresários estão mais cautelosos na hora de investir”, disse a entidade.

Datas comemorativas impulsionam o comércio, mas cautela ainda predomina

As datas comemorativas também influenciaram o Índice de Expansão do Comércio (IEC), que chegou a 107,7 pontos – alta de 5,5% no mês e de 2,3% em relação a 2024. Foi a primeira vez em seis meses que o índice registrou resultado positivo.

Esse indicador tem dois subíndices: o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) e o Índice de Nível de Investimento das Empresas (NIE). Os dois cresceram, mas só o ECF ficou acima da linha do otimismo, com 118,4 pontos, enquanto o NIE ainda está no campo negativo, marcando 97,1 pontos.

Os empresários continuam adotando uma postura conservadora quando o assunto é investir em máquinas, equipamentos, reformas ou abrir novas lojas”, resumiu a Fecomercio-SP.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;