CNBC
Instruments

CNBCTexas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone

Energia

Passo Fundo adota biocombustível de óleo de cozinha: “Projeto serve de exemplo”, afirma prefeito

Publicado 22/08/2025 • 12:22 | Atualizado há 4 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Passo Fundo (RS) iniciou projeto para substituir o diesel fóssil da frota da Prefeitura por biocombustível feito de óleo de cozinha usado, em parceria com a Be8.
  • Segundo a Be8, o combustível pode substituir integralmente o diesel sem adaptações nos veículos, reduzindo em 99% a emissão de fumaça preta e atendendo limites de NOx e CO₂.
  • Prefeito Pedro Almeida destacou que a iniciativa reforça a tradição da cidade em conciliar preservação ambiental com desenvolvimento econômico sustentável.

Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, iniciou um projeto de substituição do óleo diesel fóssil na frota da Prefeitura por um combustível renovável, produzido a partir de óleo de cozinha usado. O projeto é resultado de uma parceria com a Be8, empresa local de biocombustíveis.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (22), o CEO da Be8, Erasmo Batistella, afirmou que o biocombustível pode substituir integralmente o diesel na frota da Prefeitura, sem necessidade de adaptação nos veículos, o que evita custos extras. Segundo ele, a substituição reduz em 99% a emissão de fumaça preta e atende aos limites de emissão de NOx e CO2.

Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, o projeto reflete a preocupação histórica da cidade com o meio ambiente, apoiada pelo desenvolvimento econômico sustentável promovido pela BH há mais de 20 anos.

“Essa iniciativa chega em um momento oportuno para servir de exemplo ao Brasil e ao mundo, com o uso do Bivante em veículos e maquinários da Prefeitura”, disse.

Economia local

O biocombustível também impulsiona a economia local, já que cooperativas de catadores recolhem o óleo de cozinha usado, gerando renda extra e contribuindo para a limpeza urbana.

O prefeito destacou ainda que o projeto beneficia a comunidade, o meio ambiente e a cidade, ao mesmo tempo em que promove a educação ambiental. Segundo Almeida, a Prefeitura investe na Escola Pública de Sustentabilidade, que ensina jovens sobre processos de descarbonização e a importância da preservação ambiental.

O projeto começou com 17 veículos da frota, utilizando cerca de 10 mil litros por mês, mas há planos de expansão. Segundo Batistella, a iniciativa é replicável em qualquer município do Brasil e do mundo, podendo reduzir emissões de fumaça com custo quase nulo, como seria o caso da frota de transporte público de São Paulo.

A parceria também se conecta à construção de uma nova usina de etanol em Passo Fundo, considerada a primeira de grande porte do Estado. A previsão é que a produção comece no próximo ano, abastecendo cerca de 20% da demanda de etanol do Rio Grande do Sul.

Além do combustível, a usina vai produzir glúten vital para consumo humano, DDG para alimentação animal e capturar CO2, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade ambiental.

“É um projeto que gera benefícios econômicos, ambientais e educacionais, além de servir de exemplo de gestão pública comprometida com o futuro”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia