CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Brasil

Mauro Vieira acusa EUA de desmontar ordem mundial e chama tarifas contra o Brasil de ‘ataque injustificado’

Publicado 26/08/2025 • 18:28 | Atualizado há 5 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Durante um encontro do setor privado brasileiro e americano realizado na Fiesp, em São Paulo, o Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que "a ordem mundial como a conhecemos, está sendo desmontada justamente por aqueles que mais diretamente contribuíram para a sua formação".
  • Viera criticou os Estados Unidos por sua forma "unilateral" de tratar assuntos como comércio e segurança internacionais.
  • "As consequências disso, sobre o já debilitados sistema multilateral de comércio são imensas", disse ele.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta terça-feira (26), que “a ordem mundial como a conhecemos está sendo desmontada justamente por aqueles que mais diretamente contribuíram para a sua formação”. A declaração foi feita durante encontro do setor privado brasileiro e americano realizado na Fiesp, em São Paulo.

O chanceler fez críticas duras aos Estados Unidos, acusando Washington de agir de forma “unilateral” em temas de comércio e segurança internacionais. “As consequências disso sobre o já debilitado sistema multilateral de comércio são imensas”, declarou.

Leia mais:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Governo apresenta regulamentação do Plano Brasil Soberano

Guerra tarifária

Ao tratar da guerra tarifária, Vieira disse que as ações americanas empurram o comércio global para antes da criação do GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio).

Estamos diante da desconstrução do princípio da nação mais favorecida e da desconsideração das tarifas máximas consolidadas na OMC, por meio de acordos multilaterais”, afirmou.

O chanceler acusou os EUA de usar tarifas para “sancionar e pressionar a soberania do Brasil”.

Classificando as medidas como “ataque injustificado”, Vieira destacou que o governo brasileiro busca uma “solução mutuamente satisfatória” para superar a crise bilateral.

Reação do Brasil

Respondendo às acusações americanas, Vieira disse que o Brasil “nunca permaneceu inerte” e ressaltou o esforço diplomático em curso. Desde março, segundo ele, foram realizadas seis reuniões virtuais e uma presencial em Washington para manter o diálogo aberto com Washington.

Sobre a guerra tarifária, o Ministro adicionou que as ações dos EUA levam o comércio global a um patamar anterior à formação do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).

“Estamos diante da desconstrução do principio da nação mais favorecida e desconsideração das tarifas máximas consolidadas na OMC, por meio de acordos multilaterais”.

Ele também criticou a utilização das tarifas para sancionar e pressionar a soberania do Brasil.

Viera, que classificou as tarifas impostas ao Brasil como “ataque injustificado”, afirmou que o governo busca “solução mutuamente satisfatória” para um acordo entre os dois países.

Além disso, sobre as acusações do governo americano, Vieira reiterou que o Brasil nunca permaneceu “inerte” perante a elas e rebateu as criticas do país. Ele afirmou que, desde março deste ano, foram mantidas 6 reuniões virtuais e uma presencial em Washington para que o dialogo permanecesse.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil