CNBC
Sede global da Nvidia em Santa Clara, na Califórina, Estados Unidos

CNBCNvidia supera resultados financeiros com aumento de 56% na receita do data center

Brasil

STF proíbe repatriação imediata de crianças quando houver suspeita de violência doméstica

Publicado 27/08/2025 • 23:52 | Atualizado há 9 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • STF determina que crianças e adolescentes trazidos ilegalmente ao Brasil não devem ser repatriados se houver suspeita de violência doméstica no país de origem
  • Ministros fixaram critérios para a aplicação da Convenção da Haia sobre o sequestro de menores de idade
  • CNJ ficou responsável por elaborar em até 60 dias uma proposta de resolução para acelerar a tramitação desses processos

O objetivo da regra é proteger a liberdade de expressão e evitar a censura

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) que crianças e adolescentes trazidos ilegalmente ao Brasil não devem ser repatriados quando houver suspeita de violência doméstica no país de origem. A regra vale mesmo que os menores não sejam vítimas diretas das agressões.

Segundo a decisão, antes de autorizar o retorno, a Justiça brasileira deve avaliar se há indícios “objetivos e concretos da situação de risco”, levando em conta o melhor interesse da criança e a perspectiva de gênero.

Fatos públicos e notórios” também podem embasar as decisões judiciais, como guerras e situações de violência estrutural contra mulheres.

“O pedido de retorno da criança ao país de residência habitual deve ser avaliado com cuidado, sensibilidade e atenção. É preciso ter cautela para que, no afã de cumprir a convenção, não seja determinado o retorno de uma criança a um ambiente tóxico”, defendeu o ministro Dias Toffoli.

Em muitos casos, as crianças são levadas pelas mães, que fogem de um contexto de violência doméstica, mesmo violando a guarda dos filhos.

Leia mais:
Câmara aprova projeto contra a adultização de crianças em ambientes digitais

A ministra Cármen Lúcia, única mulher no STF, criticou a revitimização das mães. “Se essa mulher estivesse em ótimas condições certamente ela nem sairia do país nas condições precárias que ela sai, quase como uma fugitiva mesmo”, destacou a ministra.

Os ministros fixaram critérios para a aplicação da Convenção da Haia sobre o sequestro de menores de idade, que permite negar a repatriação de crianças em caso de “risco grave”. O tratado internacional foi incorporado no ordenamento jurídico brasileiro em 2000.

A decisão do STF tem repercussão geral, ou seja, deve ser usada por todos os juízes e tribunais do País para decidir casos sobre o sequestro internacional de menores.

O Supremo também definiu que os processos sobre a repatriação de crianças e adolescentes passarão a ter prioridade na Justiça. Segundo a decisão, essas ações devem ser concluídas no prazo máximo de um ano, “mediante contraditório e ampla defesa”.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que administra o Poder Judiciário, ficou responsável por elaborar em até 60 dias uma proposta de resolução para acelerar a tramitação desses processos.

Além disso, os Tribunais Regionais Federais devem concentrar a competência para processar e julgar essas ações nas capitais. O objetivo é tentar uniformizar as decisões. Devem ainda criar núcleos de apoio especializado para incentivar a conciliação, fazer perícias psicossociais e oferecer apoio técnico e metodológico aos magistrados.

O STF mandou notificar o Ministério das Relações Exteriores para criar um protocolo de atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, que deve ser adotado em todas as unidades consulares do Brasil no exterior.

O Congresso também será acionado para avaliar se há necessidade de editar legislação específica para regulamentar a Convenção da Haia, especialmente em relação aos aspectos processuais e probatórios da aplicação do tratado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil