CNBC

CNBCTarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’

Brasil

Lula autoriza uso de Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos por causa de tarifaço

Publicado 28/08/2025 • 21:34 | Atualizado há 8 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O presidente Lula autorizou na noite desta quinta-feira (28), o início formal do processo para a utilização da Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos.
  • O Itamaraty enviou um ofício à Câmara de Comércio Exterior, A Camez, com a decisão do presidente, de acordo com apuração do repórter do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC Eduardo Gayer.
  • A Camex terá 30 dias para avaliar a possibilidade de aplicação desta lei, enquanto os EUA devem ser notificados sobre o caso na sexta-feira (29).

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente Lula da Silva durante cerimônia. Nesta quinta (28) o Presidente Lula recebe no Palácio do Planalto a visita oficial do Presidente da República do Panamá, José Raúl Mulino.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval, na noite desta quinta-feira (28), para acionar a Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos.

O Itamaraty enviou um ofício à Câmara de Comércio Exterior (Camex) com esse objetivo, segundo apuração do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Leia mais:
Camex autoriza Itamaraty a levar tarifaço de Trump à OMC
Lula: quando Trump quiser conversar, o ‘Lulinha paz e amor’ está aqui
Câmara vai dar total atenção à medida provisória sobre tarifaço, afirma Hugo Motta

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) terá 30 dias para avaliar a aplicação da Lei de Reciprocidade, enquanto os Estados Unidos devem ser notificados sobre o caso já nesta sexta-feira (29).

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que a medida pressione Washington a abrir uma negociação comercial com o Brasil.

A lei será usada em resposta à imposição da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras para os EUA. A medida, determinada pelo presidente americano Donald Trump, deve prejudicar a economia brasileira, com impacto direto sobre empresas e municípios exportadores.

Para mitigar os efeitos do tarifaço, o Brasil já anunciou o Plano Brasil Soberano, que prevê R$ 40 bilhões em linhas de crédito para companhias mais afetadas.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil