Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado teme reação de Trump em caso de condenação de Bolsonaro
Publicado 01/09/2025 • 22:43 | Atualizado há 10 horas
Trump continua ameaçando punir Putin. O que está impedindo de agir?
Conheça o executivo por trás da expansão global da OpenAI
Ações da Alibaba disparam 19% com aceleração da unidade de nuvem e relatório sobre novo chip de IA
Gigante do petróleo Equinor apoia Orsted enquanto Trump crítica setor de energia eólica offshore
Os 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período
Publicado 01/09/2025 • 22:43 | Atualizado há 10 horas
KEY POINTS
Uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro provoca apreensão no mercado, alimentada pelo risco de retaliações do governo Donald Trump, que poderiam afetar o comércio exterior brasileiro e travar a entrada de novos investimentos. Diante desse cenário, investidores e setores produtivos acompanham com atenção o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa nesta terça-feira (2) e pode redefinir tanto a política quanto a economia do país.
A possibilidade de novas sanções comerciais norte-americanas é vista como ameaça à competitividade do Brasil em setores estratégicos. Para analistas, o temor não está apenas em barreiras formais, mas também em medidas indiretas, como a imposição de tarifas ou restrições em cadeias de suprimentos. Essa incerteza adiciona pressão sobre o câmbio e reforça a volatilidade dos ativos financeiros.
Leia mais:
Moraes autoriza visita de Arthur Lira a Bolsonaro na véspera do julgamento da trama golpista
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o economista Gesner Oliveira, sócio da GO Associados e professor da FGV, avaliou que, embora os impactos de sanções possam ser “enormes para as cadeias produtivas”, eles não seriam “decisivos” para o comportamento estrutural da economia.
Segundo ele, a consequência imediata seria um clima de compasso de espera. “Quando você tem novos investimentos, situações dessa natureza fazem com que você aguarde. Isso inibe um crescimento mais sustentado, mas não provoca uma crise aberta”, afirmou.
O processo contra Bolsonaro e sete de seus aliados é considerado histórico, por colocar pela primeira vez um ex-presidente da República no banco dos réus por tentativa de golpe de Estado. Para o mercado, a importância do julgamento vai além da esfera jurídica: seu desfecho ajudará a calibrar expectativas em torno do ambiente político e institucional brasileiro.
No plano interno, uma condenação de Bolsonaro pode reposicionar a disputa de 2026, abrindo espaço para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, emergir como principal candidato do campo conservador. Essa possibilidade é vista por investidores como sinal de uma agenda de ajuste fiscal e correção das contas públicas, associada a menos impostos e redução do Estado.
Gesner alerta, porém, que o próximo governo terá de enfrentar um desafio inevitável: “Se nada for feito em termos de ajuste fiscal pelo governo que assumir em 2027, o Brasil terá uma dívida sobre o PIB superior a 90%. Como responder a essa situação vai ser algo que os candidatos terão que colocar de forma muito clara, sob pena de serem vistos como arriscados do ponto de vista econômico.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Cade dá sinal verde à compra da Suvinil pela Sherwin-Williams por US$ 1,15 bi
ArcelorMittal adquire participação total na Tuper com compra de mais 60% das ações da empresa
Revista Time destaca as 100 maiores empresas do ano e uma delas é da América Latina