Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Com temores fiscais, bolsas da Europa fecham em forte baixa
Publicado 02/09/2025 • 21:12 | Atualizado há 2 dias
Apple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC
Casa Branca critica saída do fundo soberano norueguês de US$ 2 trilhões da Caterpillar
Crescimento do mercado de trabalho nos EUA registra desaceleração em agosto
Porsche sai do principal índice alemão pressionada por tarifas dos EUA
Vestida na polêmica, American Eagle fatura alto com campanha estrelada por Sydney Sweeney; ações sobem 20%
Publicado 02/09/2025 • 21:12 | Atualizado há 2 dias
As bolsas da Europa fecharam em forte baixa nesta terça-feira (2), em uma sessão na qual foram pressionadas pela disparada dos rendimentos dos títulos públicos da região, que atingiram suas máximas em anos. Os temores fiscais e as potenciais medidas para ajustes orçamentários levaram os mercados a operar com aversão a riscos. Nesta terça, houve ainda a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro, com a leve aceleração dificilmente alterando os planos para a política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho em desdobramentos de tarifas|
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 1,50%, a 543,17 pontos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,87%, a 9.116,69 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 2,21%, a 23.505,26 pontos. Em Paris, o CAC 40 cedeu 0,70%, a 7.654,25 pontos. As cotações são preliminares.
O rendimento do Gilt britânico de 30 anos atingiu nesta terça máxima desde 1998, aumentando a pressão para que o governo eleve impostos no orçamento de outono. O juro do Bund alemão equivalente alcançou máxima desde 2011, enquanto o do francês OAT avançou ao patamar mais alto desde 2009.
“Estamos vendo um círculo vicioso de lenta evolução: crescentes preocupações (fiscais) impulsionam os rendimentos, piorando a dinâmica da dívida, o que, por sua vez, impulsionam os rendimentos de novo”, disse o Deutsche Bank.
No âmbito macroeconômico, a taxa anual do CPI da zona do euro acelerou para 2,1% em agosto, contrariando a previsão de que permaneceria no nível de 2% de julho. A pequena aceleração faz pouca diferença para as autoridades do BCE, que parecem determinadas a manter as taxas de juros inalteradas na reunião de setembro e “provavelmente por vários meses depois disso”, na avaliação da Capital Economics.
O dirigente do BCE Gediminas Simkus sugeriu que um corte nos juros de 25 pontos-base (pb) pode acontecer em dezembro, mas, dependendo das informações recebidas, uma redução pode ser discutida já na reunião de outubro.
Entre as empresas, o Banca Monte dei Paschi di Siena aumentou sua oferta de aquisição pelo Mediobanca, adicionando um componente em dinheiro de até 750 milhões de euros. O prazo final para a oferta termina na segunda-feira, 8 de setembro. As ações dos bancos recuaram 3,01% e 2,85% em Milão, respectivamente, onde o FTSE MIB caiu 1,61%, a 41.727,58 pontos. Em Madri, o Ibex 35 recuou 1,57%, a 14.704,20 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 1,71%, a 7.677,58 pontos.
O Conselho de Administração da Nestlé anunciou que Philipp Navratil foi nomeado como CEO da companhia, após a demissão de Laurent Freixe. A saída ocorre após uma investigação sobre um relacionamento romântico considerado inapropriado, que viola o Código de Conduta Empresarial da companhia. Em Zurique, as ações da empresa recuaram 0,74%.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
Banco Master espera explicações do BC para tentar reverter decisão que vetou venda ao BRB
Raízen e FEMSA encerram sociedade no OXXO e lojas de conveniência Select
Missão contra tarifaço: secretário de Trump diz a empresários que impasse com o Brasil é mais político que econômico