CNBC
François Bayrou

CNBCPrimeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França

Economia Brasileira

Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto

Publicado 08/09/2025 • 23:01 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O Itaú Unibanco demitiu cerca de mil funcionários nesta segunda-feira (8), em unidades como o Centro Tecnológico (CT), CEIC e Faria Lima, após uma revisão interna sobre trabalho remoto e registro de jornada.
  • Segundo o banco, em alguns casos foram identificados padrões considerados incompatíveis com seus princípios de confiança.
  • A presidenta do Sindicato dos Bancários, Neiva Ribeiro, afirmou que “não há justificativa para demissões em massa em uma instituição que registra lucros bilionários”.

Reprodução/Instagram/Itaú

O Itaú Unibanco demitiu cerca de mil funcionários nesta segunda-feira (8), em unidades como o Centro Tecnológico (CT), CEIC e Faria Lima, após uma revisão interna sobre trabalho remoto e registro de jornada. Segundo o banco, em alguns casos foram identificados padrões considerados incompatíveis com seus princípios de confiança.

Em nota enviada ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o Itaú afirmou: “O Itaú Unibanco realizou hoje desligamentos decorrentes de uma revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e registro de jornada. Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco. Essas decisões fazem parte de um processo de gestão responsável e têm como objetivo preservar nossa cultura e a relação de confiança que construímos com clientes, colaboradores e a sociedade.”

Reação do sindicato

O Sindicato dos Bancários criticou os cortes, alegando que não houve advertência prévia nem diálogo com os trabalhadores. A entidade considera os critérios de monitoramento “questionáveis” e defende a reposição das vagas, apontando sobrecarga para os empregados que permanecem.

A presidenta do sindicato, Neiva Ribeiro, ressaltou que o banco lucrou R$ 22,6 bilhões no último semestre, e afirmou que “não há justificativa para demissões em massa em uma instituição que registra lucros bilionários”.

De acordo com o sindicato, em 12 meses o Itaú já havia reduzido em 518 postos de trabalho, totalizando atualmente 85.775 empregados.

O Banco divulgou nota com o seguinte teor:

“O Itaú Unibanco realizou hoje desligamentos decorrentes de uma revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e registro de jornada. Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco. Essas decisões fazem parte de um processo de gestão responsável e têm como objetivo preservar nossa cultura e a relação de confiança que construímos com clientes, colaboradores e a sociedade.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira