Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Otan promete defender ‘cada centímetro’ após drones russos violarem espaço aéreo polonês; Kremlin não comenta
Publicado 10/09/2025 • 09:02 | Atualizado há 3 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 10/09/2025 • 09:02 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A crise provocada pela incursão de drones russos no espaço aéreo da Polônia ganhou nesta quarta-feira (10) forte repercussão em Bruxelas e Estrasburgo. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a União Europeia (UE) condenaram a ação, enquanto o Kremlin evitou comentários diretos.
Após reunião de emergência, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, classificou a incursão como “absolutamente imprudente e perigosa”, independentemente de ter sido intencional ou não. Ele enviou recado direto a Vladimir Putin:
“Pare de violar o espaço aéreo aliado, saiba que estamos prontos, vigilantes e defenderemos cada centímetro do território da Otan.”
Segundo Rutte, a avaliação completa do episódio ainda está em andamento, mas a resposta coordenada da aliança foi considerada “muito bem-sucedida”.
No Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também condenou a ação russa. Em seu discurso anual sobre o Estado da União, ela disse que o episódio mostrou “uma violação imprudente e sem precedentes do espaço aéreo da Polônia e da Europa”.
Von der Leyen pediu mais investimentos na defesa da fronteira leste e disse que “a Europa deve lutar por seu lugar em um mundo em que grandes potências são ambivalentes ou hostis”. Para a chefe do Executivo europeu, este deve ser o “momento de independência da Europa”.
Ela prometeu manter o apoio a Kiev, reforçar a pressão sobre Moscou e utilizar ativos russos congelados para financiar reparações de guerra à Ucrânia. Bruxelas também sediará uma cúpula internacional sobre o retorno de crianças ucranianas deportadas pela Rússia.
Em Moscou, o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, disse que não caberia ao Kremlin comentar a acusação de Varsóvia. “É prerrogativa do ministério da Defesa”, afirmou, evitando resposta direta à denúncia de que drones russos foram abatidos pela defesa polonesa.
O governo alemão reforçou a gravidade do episódio. O porta-voz oficial, Sebastian Hille, disse que o incidente “mostra mais uma vez a ameaça que enfrentamos e como Alemanha e outros países da Otan estão sendo testados pela Rússia”.
Já o ministro da Defesa, Boris Pistorius, afirmou no Parlamento que os drones russos “foram claramente direcionados para sobrevoar a Polônia e não precisavam seguir essa rota para chegar à Ucrânia”. Segundo ele, “não há absolutamente nenhuma razão para acreditar que tenha sido erro de navegação ou de correção de rota”.
A repercussão europeia acontece no momento em que o bloco enfrenta seu quarto ano de guerra na Ucrânia, com risco crescente de transbordamento do conflito para dentro da União Europeia. Von der Leyen aproveitou o discurso para defender reformas no processo decisório do bloco, a fim de evitar que a exigência de unanimidade entre os 27 países dificulte ações de política externa.
Enquanto isso, a Otan e a UE reforçam a mensagem de unidade diante da escalada russa, sinalizando que a segurança da fronteira leste é prioridade estratégica.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Mega da Virada vai pagar prêmio de R$ 1 bilhão
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?