CNBC

CNBCiPhone com ‘nível espacial’: Apple anuncia os modelos mais caros da empresa com tecnologia inovadora

Mundo

Otan promete defender ‘cada centímetro’ após drones russos violarem espaço aéreo polonês; Kremlin não comenta

Publicado 10/09/2025 • 09:02 | Atualizado há 7 horas

AFP

KEY POINTS

  • OTAN condena incursão de drones russos na Polônia: “absolutamente imprudente e perigosa”
  • Von der Leyen defende independência estratégica da Europa.
  • Alemanha vê episódio como “teste” de Moscou aos aliados.
  • Kremlin evita comentários sobre violação do espaço aéreo.

A crise provocada pela incursão de drones russos no espaço aéreo da Polônia ganhou nesta quarta-feira (10) forte repercussão em Bruxelas e Estrasburgo. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a União Europeia (UE) condenaram a ação, enquanto o Kremlin evitou comentários diretos.

OTAN condena “comportamento imprudente”

Após reunião de emergência, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, classificou a incursão como “absolutamente imprudente e perigosa”, independentemente de ter sido intencional ou não. Ele enviou recado direto a Vladimir Putin:

“Pare de violar o espaço aéreo aliado, saiba que estamos prontos, vigilantes e defenderemos cada centímetro do território da Otan.”

Segundo Rutte, a avaliação completa do episódio ainda está em andamento, mas a resposta coordenada da aliança foi considerada “muito bem-sucedida”.

Comissão Europeia eleva o tom

No Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também condenou a ação russa. Em seu discurso anual sobre o Estado da União, ela disse que o episódio mostrou “uma violação imprudente e sem precedentes do espaço aéreo da Polônia e da Europa”.

Von der Leyen pediu mais investimentos na defesa da fronteira leste e disse que “a Europa deve lutar por seu lugar em um mundo em que grandes potências são ambivalentes ou hostis”. Para a chefe do Executivo europeu, este deve ser o “momento de independência da Europa”.

Ela prometeu manter o apoio a Kiev, reforçar a pressão sobre Moscou e utilizar ativos russos congelados para financiar reparações de guerra à Ucrânia. Bruxelas também sediará uma cúpula internacional sobre o retorno de crianças ucranianas deportadas pela Rússia.

Kremlin evita confronto direto

Em Moscou, o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, disse que não caberia ao Kremlin comentar a acusação de Varsóvia. “É prerrogativa do ministério da Defesa”, afirmou, evitando resposta direta à denúncia de que drones russos foram abatidos pela defesa polonesa.

Alemanha fala em “teste” de Moscou

O governo alemão reforçou a gravidade do episódio. O porta-voz oficial, Sebastian Hille, disse que o incidente “mostra mais uma vez a ameaça que enfrentamos e como Alemanha e outros países da Otan estão sendo testados pela Rússia”.

Já o ministro da Defesa, Boris Pistorius, afirmou no Parlamento que os drones russos “foram claramente direcionados para sobrevoar a Polônia e não precisavam seguir essa rota para chegar à Ucrânia”. Segundo ele, “não há absolutamente nenhuma razão para acreditar que tenha sido erro de navegação ou de correção de rota”.

Contexto mais amplo

A repercussão europeia acontece no momento em que o bloco enfrenta seu quarto ano de guerra na Ucrânia, com risco crescente de transbordamento do conflito para dentro da União Europeia. Von der Leyen aproveitou o discurso para defender reformas no processo decisório do bloco, a fim de evitar que a exigência de unanimidade entre os 27 países dificulte ações de política externa.

Enquanto isso, a Otan e a UE reforçam a mensagem de unidade diante da escalada russa, sinalizando que a segurança da fronteira leste é prioridade estratégica.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo