KEY POINTS
O dólar iniciou a sessão desta terça-feira (17) com forte alta, atingindo R$ 6,16 na máxima do dia, à medida que investidores repercutiam a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). Por volta das 9h40 (horário de Brasília), a moeda desacelerou e passou a ser negociada a R$ 6,12, registrando uma alta de 0,58%.
Segundo o Banco Central, a alta do câmbio e as incertezas geradas pelo anúncio do pacote fiscal influenciaram o aumento de 1 ponto percentual na última quarta-feira (11), elevando a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 11,25% para 12,25% ao ano.
“A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio”, avaliou a autarquia.
Assim como mencionado no comunicado de quarta-feira (11), o documento também destaca que, se o cenário esperado se confirmar, haverá um ajuste de mesma magnitude (1 p.p.) nas próximas duas reuniões.
Mais lidas
Cazaquistão: avião da Embraer que caiu pode ter sido atingido por sistema de defesa aérea russo
'Trump coloca o mundo em compasso de espera', analisa diplomata Rubens Barbosa
Google mostra cotação errada do dólar, e Advocacia-Geral da União pede explicações
Entenda por que empresas doaram milhões para a festa de posse de Trump
Ney Latorraca, ator de 'Vamp' e 'TV Pirata', morre aos 80