Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nova geração de memória HBM da SK Hynix promete avanço para IA e eleva ações da empresa
Publicado 12/09/2025 • 11:16 | Atualizado há 4 horas
Sob o comando de filho do fundador da Oracle, Paramount prepara oferta pela Warner Bros. Discovery
Dona da Gucci, Kering sobe 2% após adiar aquisição da Valentino, em dia de desempenho misto das bolsas europeias
Número de trabalhadores afastados por saúde mental cresce 300% em relação a níveis pré-pandemia
Câmera vintage de brinquedo: Kodak aposta na nostalgia e esgota produto no lançamento
Ações da Adobe sobem após lucro e receita acima do esperado
Publicado 12/09/2025 • 11:16 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Sopa Images | Lightrocket | Getty Images (Reprodução CNBC)
SK Hynix lança HBM4 e fortalece posição como principal fornecedora de memória para Nvidia.
A SK Hynix, fabricante sul-coreano de chips de memória, disse na sexta-feira (12) que estava pronta para produzir em massa seus chips de memória de alta largura de banda de próxima geração, ficando à frente dos rivais, o que fez as ações da empresa dispararem.
HBM é um tipo de memória usada em chipsets para computação de inteligência artificial, incluindo chips da gigante global de IA Nvidia. A SK Hynix disse no início deste ano que havia enviado amostras de seus chips HBM4 aos clientes, na tentativa de vencer concorrentes, incluindo a Samsung Electronics e Micron Technologies.
Leia mais:
EUA dificultam produção de chips de TSMC, SK Hynix e Samsung na China
Lucro da SK Hynix, fornecedora da Nvidia, dispara 68% no segundo trimestre e bate recorde
De acordo com o anúncio, a empresa concluiu o processo interno de validação e garantia de qualidade do HBM4 e está pronta para fabricá-lo em larga escala. “A conclusão do desenvolvimento do HBM4 será um novo marco para a indústria”, disse Joohwan Cho, chefe de desenvolvimento do HBM na SK Hynix.
HBM4 é a sexta geração da tecnologia HBM — um tipo de Memória Dinâmica de Acesso Aleatório, ou DRAM. A DRAM pode ser encontrada em computadores pessoais, estações de trabalho e servidores e é usada para armazenar dados e código de programa.
O mais recente produto HBM4 da SK Hynix dobrou a largura de banda e aumentou a eficiência energética em 40% em comparação à geração anterior, conforme a empresa.
Notavelmente, espera-se que o HBM4 seja o principal chip de memória de IA necessário para a arquitetura Rubin de próxima geração da Nvidia — um chip de IA mais poderoso para data centers globais — disse Dan Nystedt, vice-presidente da TriOrient, uma empresa de investimento privado sediada na Ásia com foco em semicondutores.
A Samsung Electronics e a Micron têm lutado para alcançar a SK Hynix em HBM, à medida que ela expande sua liderança no segmento e se beneficia por ser a principal fornecedora de HBM da Nvidia.
Leia mais:
Coladinho em Trump, CEO da Nvidia vai integrar comitiva dos EUA em visita ao Reino Unido
Uma grande muralha no caminho da Nvidia
No entanto, as empresas fizeram algum progresso. A Micron também enviou amostras de seus produtos HBM4 aos clientes, enquanto a Samsung estaria trabalhando para que seus chips HBM4 fossem certificados pela Nvidia.
“Apesar da mudança no cenário competitivo, prevemos que a SK Hynix manterá uma posição de liderança, potencialmente garantindo cerca de 50% da participação de mercado de HBM até 2026”, disse MS Hwang, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, que abrange soluções de memória.
As ações da SK Hynix subiram mais de 7% na sexta-feira (12), atingindo o maior valor desde 2000, após o anúncio do chip, elevando os ganhos acumulados no ano para quase 90%. As ações da Samsung Electronics e da Micron subiram mais de 40% e quase 80% em 2025, respectivamente.
A SK Hynix registrou lucro operacional e receita recordes no trimestre de junho, graças à forte demanda por HBM, que representou 77% de sua receita total. A capitalização de mercado da empresa aumentou em mais de US$ 80 bilhões desde o início do ano, de acordo com dados da S&P Capital IQ.
A empresa espera dobrar as vendas de HBM no ano inteiro em comparação a 2024 e que a demanda por IA continue a crescer em 2026.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Após celulose, EUA cortam tarifa de 10% sobre ferroníquel brasileiro
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump
Fazenda: governo perde R$ 40 bi por ano com isenção de IR em investimentos
Iberdrola compra fatia da Previ na Neoenergia e expande seus negócios de distribuição e transmissão de energia no país