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Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica

Publicado 12/09/2025 • 19:13 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A holandesa Stellantis não vai mais produzir a picape 100% elétrica Ram 1500.
  • A indústria automotiva tem enfrentado um interesse público menor que o esperado para veículos elétricos.
  • A Ram afirmou que ainda planeja lançar uma picape elétrica de longo alcance, que vem equipada com um minigerador elétrico e um motor a gasolina.
picape elétrica ram 1500 ev da stellantis

Foto por ROBYN BECK / AFP

A picape elétrica Ram 1500 EV, da Stellantis, quando foi originalmente revelada em apresentação da empresa na Consumer Electronics Show (CES) 2023, em Las Vegas, Nevada.

A Ram, marca da holandesa Stellantis, cancelou seus planos de produzir a picape 100% elétrica Ram 1500, justificando a decisão na demanda reduzida por veículos elétricos.

Conforme a demanda de carros totalmente elétricos desacelerou na América do Norte, a Stellantis reavaliou a sua estratégia de produtos e vai descontinuar o desenvolvimento de sua picape BEV”, disse um porta-voz da empresa nesta sexta-feira (12), citando a sigla comumente usada para a categoria de automóveis (“BEV” é inglês para “veículo movido a bateria”).

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A Stellantis já havia adiado os planos de produção da picape em duas ocasiões — o modelo deveria começar a ser vendido no fim de 2024.

A Ram disse nesta sexta-feira (12) que ainda tem planos de lançar uma picape de longo alcance, equipada com um mini gerador elétrico e um motor a combustível. Este modelo, no entanto, tem previsão de chegar apenas em 2026.

No mesmo comentário, a empresa informou que renomearia o novo modelo, antes chamado “Ramcharger”, para “Ram 1500 REV”.

A mudança ocorre no mesmo momento em que o CEO da Ram, Tim Kuniskis, voltou de sua aposentadoria, tirada ao final de 2025, e lançou uma campanha agressiva de recuperação para a marca.

O novo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, reduziu o escopo de algumas iniciativas tomadas por seu predecessor, Carlos Tavares, e prometeu, em julho, tomar “as decisões difíceis que forem necessárias para restabelecer o crescimento lucrativo e os resultados significativamente aprimorados”.

A indústria automotiva, como um todo, vem enfrentando uma adoção menor que a esperada de carros elétricos. A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, tem se engajado em esforços para desfazer iniciativas do ex-presidente Joe Biden, que incentivavam a indústria a abrir mão dos motores a combustão interna. Trump também cancelou os créditos tarifários oferecidos a quem comprasse veículos elétricos.

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