CNBC

CNBCExclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes

Notícias da política brasileira

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para voltar ao hospital em Brasília

Publicado 16/09/2025 • 16:23 | Atualizado há 4 horas

O ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro

Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar, saiu de casa na tarde desta terça-feira (16) para o hospital DF Star, em Brasília.

Em publicação no X (antigo Twitter), o senador Flavio Bolsonaro afirmou que o pai “sentiu-se mal há pouco, com crise forte de soluço, vômito e pressão baixa.”

Flavio escreveu ainda que Bolsonaro saiu de casa “acompanhado de policiais penais que vigiam sua casa, em Brasília, por se tratar de uma emergência”.

Um comboio de veículos acompanhou o deslocamento.

O Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC procurou o Supremo Tribunal Federal para saber se a movimentação foi autorizada.

Na segunda (15), o ministro Alexandre de Moraes havia criticado a demora no retorno de Bolsonaro para a prisão domiciliar depois de um procedimento médico no domingo.

Leia mais:
STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão e impõe penas severas a ex-ministros, militares e aliados
Condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro repercute na imprensa internacional
Embaixada dos EUA critica condenação de Bolsonaro pelo STF: ‘perseguição e censura’

Domingo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a prisão domiciliar na manhã de domingo (14) para realizar um procedimento médico em Brasília. Escoltado por um comboio da Polícia Federal, ele recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para passar por uma cirurgia de remoção de uma pinta.

A decisão judicial determinava que sua permanência no hospital fosse restrita ao tempo necessário ao procedimento, com retorno imediato à residência.

Foi a primeira vez que Bolsonaro deixou a prisão domiciliar após ser condenado pela maioria do STF a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

No local, Bolsonaro foi recebido por apoiadores, que exibiam camisetas e bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. O ex-presidente, no entanto, não falou com os presentes.

Na última quinta-feira (11), por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF havia condenado o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Prisão domiciliar

Em julho, Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica e a cumprir recolhimento domiciliar durante a noite e nos fins de semana, conforme determinação de Moraes.

As medidas integravam o pacote de cautelares impostas após operação da Polícia Federal (PF), autorizada pelo STF, que investiga crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataques à soberania nacional.

Em 4 de agosto, no entanto, o ex-presidente passou a cumprir prisão domiciliar em tempo integral, em razão de nova medida cautelar determinada por Moraes, após avaliação de que ele havia descumprido restrições já estabelecidas — como a proibição de utilizar redes sociais, inclusive por meio de terceiros.

Notícia em atualização.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira