CNBC

Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros

Mundo

Trump usa novos poderes de interferência no setor privado para impedir fechamento de siderúrgica

Publicado 20/09/2025 • 13:42 | Atualizado há 2 meses

Siderúrgicas.

Siderúrgicas.

Unsplash.

O governo Trump interveio para impedir que a U.S. Steel paralisasse as operações em sua fábrica em Granite City, Illinois, exercendo novos poderes vinculados à recente aquisição da empresa.

A siderúrgica havia informado quase 800 trabalhadores que a usina fecharia em novembro, ressaltando, porém, que eles ainda receberiam seus salários. Mas, depois que o Secretário do Comércio, Howard Lutnick, alertou o CEO Dave Burritt de que o governo não permitiria isso, a U.S. Steel voltou na sexta-feira, afirmando que a unidade continuaria laminando placas para a produção de chapas de aço, informou o Wall Street Journal, citando uma pessoa familiarizada com o assunto.

A intervenção marcou a primeira utilização por Trump dos chamados direitos de “golden share”, acordo de segurança nacional que deu à Casa Branca poder de veto sobre fechamentos de fábricas, mudanças na produção offshore e outras decisões estratégicas.

A U.S. Steel não respondeu imediatamente à CNBC para comentários.

A medida destaca a crescente influência de Trump no setor privado. No mês passado, o presidente disse que o governo iria assumir uma participação de 10% na Intel, depois que o fabricante de chips recebeu bilhões em subsídios sob a Lei de Chips de 2022.

Em junho, quando o acordo foi anunciado, Trump disse aos trabalhadores da U.S. Steel que o Japão seria um “ótimo parceiro”. O governo Trump está atualmente envolvido em negociações comerciais com o Japão, enquanto os investidores aguardam ansiosamente sinais de que os EUA fecharão acordos com parceiros importantes que evitem tarifas elevadas.

Trump disse aos metalúrgicos que a Nippon havia concordado em manter os altos-fornos da U.S. Steel operando em plena capacidade por no mínimo 10 anos. O presidente afirmou que o acordo não resultaria em demissões e prometeu que não haveria “nenhuma terceirização”. Na ocasião, ele afirmou que os trabalhadores receberiam um bônus de US$ 5.000.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;