BREAKING NEWS:

Mulher de Alexandre de Moraes e sua empresa de advocacia são sancionadas pela Lei Magnitsky

CNBC

CNBCApple assume controle total dos chips do iPhone Air com foco em IA

Transporte

Latam faz pedido de 74 aviões da Embraer para expandir conectividade na América do Sul

Publicado 22/09/2025 • 09:07 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • LATAM anuncia compra de até 74 Embraer E195-E2 para expandir conectividade.
  • Pedido inclui 24 aeronaves firmes a partir de 2026 e 50 opções adicionais.
  • Novo plano pode adicionar até 35 destinos à malha aérea do grupo na América do Sul.

O grupo LATAM Airlines anunciou nesta segunda-feira (22) um acordo com a Embraer para a compra de até 74 aeronaves comerciais do modelo E195-E2, visando ampliar sua malha aérea na América do Sul.

No pré-mercado da bolsa de Nova York, as ações da Embraer (ERJ) avançavam 2,62%, negociadas a US$ 59,46, às 08h57 (horário local).

O pedido inclui 24 entregas firmes, avaliadas em US$ 2,1 bilhões a preço de tabela, e 50 opções adicionais de compra.

Esta aeronave tem capacidade para 120 a 146 assentos, dependendo da configuração escolhida pela companhia aérea.

Antes da fusão com a Lan Chile, a Tam Linhas Aéreas nunca tinha operado com aviões da Embraer. Mesmo depois do negócio, as aeronaves Embraer da holding pertenciam a empresas aéreas incorporadas pelo grupo.

As entregas terão início no segundo semestre de 2026, com a LATAM Airlines Brasil sendo a primeira afiliada a receber as aeronaves, antes de uma possível expansão para outras companhias do grupo. Segundo a empresa, o investimento está alinhado à sua política financeira de alavancagem e liquidez, sem expectativa de mudanças.

Expansão de malha e novos destinos

O plano prevê o fortalecimento da conectividade regional, com a possibilidade de adicionar até 35 novos destinos aos atuais 160 atendidos pelo grupo. Desde 2021, a LATAM aumentou em 24% o número de rotas, consolidando sua presença como a maior malha aérea integrada da América do Sul.

“O E195-E2 é eficiente e versátil, fatores que nos permitem manter o crescimento com rentabilidade e abrir novos destinos. Essa conectividade aproxima comunidades e impulsiona o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Roberto Alvo, CEO do grupo LATAM.

Embraer reforça presença no maior mercado da região

Para a Embraer, o contrato amplia a presença do E195-E2 no maior grupo aéreo da América Latina. “O modelo permitirá conectar mais destinos com a capacidade adequada, ao mesmo tempo em que aumenta o conforto dos passageiros”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.

O E195-E2 é equipado com motores Pratt & Whitney GTF, tecnologia fly-by-wire e aerodinâmica avançada, garantindo até 30% de economia de combustível por assento em comparação com a geração anterior. O modelo também oferece cabine 2-2, sem assentos do meio, para maior conforto.

Frota atual da LATAM

Atualmente, o grupo LATAM opera com 362 aeronaves: 283 Airbus narrow-bodies (com um único corredor), 3 Airbus wide-bodies (dois corredores) em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing.

A incorporação dos jatos da Embraer amplia a flexibilidade dos hubs da companhia, em um momento de crescimento contínuo e rentável nos últimos quatro anos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Transporte