Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alckmin destaca otimismo em negociações com EUA e anuncia financiamento do BNDES para novas aeronaves da LATAM
Publicado 24/09/2025 • 14:05 | Atualizado há 6 horas
NFL aprova venda de participação do Chicago Bears em negociação bilionária recorde
Gigante chinesa Xiaomi desafia Samsung com novos celulares e eletrodomésticos
Empresas estão gastando muito em IA agêntica sem nem sempre saber o que ela faz
Sam Altman sobre os US$ 850 bilhões que a OpenAI vai investir: ‘As pessoas estão preocupadas. Eu entendo’
Ações da Alibaba sobem 9% após CEO anunciar planos para ampliar investimentos em IA
Publicado 24/09/2025 • 14:05 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.
Valter Campanato/Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (24) para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC que o Brasil está otimista com as negociações comerciais com os Estados Unidos e destacou medidas para impulsionar a economia nacional. A declaração foi feita durante entrevista ao canal do governo.
“A boa química entre os presidentes ajuda no fortalecimento das relações entre os países. Temos tudo para avançar,” disse Alckmin.
Ele ressaltou que a tarifa média dos EUA para produtos brasileiros é de 2,7%, sendo que, entre os dez principais itens exportados pelos norte-americanos para o Brasil, oito têm tarifa zero. “Sempre há espaço para o diálogo, tanto em questões tarifárias quanto não tarifárias. Existem muitas oportunidades de investimento,” afirmou o vice-presidente.
Segundo Alckmin, o Brasil reúne condições estratégicas para atrair grandes projetos. “Temos energia abundante e renovável, tecnologia, universidades e uma indústria de ponta. É um ambiente ideal para data centers e investimentos de longo prazo,” declarou.
Além da pauta internacional, Alckmin destacou o papel do BNDES no financiamento de setores estratégicos, como inovação, descarbonização e saúde. “O BNDES está fazendo a diferença no mercado de capitais, com transparência e previsibilidade, em um momento de Selic elevada,” afirmou.
Sobre a parceria com a LATAM, Alckmin anunciou que o banco vai financiar parte da compra de 74 aeronaves da Embraer, o que deve gerar 20 mil empregos diretos. “É um salto de qualidade extraordinário, fortalecendo a indústria brasileira e ampliando a competitividade do transporte aéreo,” disse.
Em relação ao mercado de capitais, o vice-presidente explicou que o BNDES trabalha na criação de novos instrumentos para atrair investidores. “Queremos trazer pequenos poupadores e estimular IPOs, além de ampliar a participação do setor privado em projetos de infraestrutura,” afirmou.
Alckmin também comentou a situação da Braskem, uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, que enfrenta dívidas e passivos ambientais.
“Estamos trabalhando junto aos bancos credores e à Petrobras para encontrar uma solução que recupere a empresa. Há convergência entre as instituições e acreditamos que haverá um caminho viável,” disse.
Por fim, ele demonstrou confiança na queda gradual da taxa Selic, hoje em 15%. “Os indicadores macroeconômicos, como a inflação em queda e o câmbio abaixo de R$ 5,30, apontam para uma redução sustentável dos juros no futuro,” concluiu Alckmin.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Exclusivo: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos