Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Advogados de Lisa Cook dizem à Suprema Corte que Trump destruiria a independência do Fed se a demitisse
Publicado 25/09/2025 • 18:32 | Atualizado há 4 horas
Trump oficializa acordo com o Tik Tok avaliado em US$ 14 bilhões
Ações da H&M sobem 10% após vendas superarem expectativas no terceiro trimestre
Roche quer estar entre as três maiores do mercado de obesidade até 2030
Rendimento do tesouro americano de 10 anos sobe após dados de emprego sólidos e revisão do PIB
Nscale, empresa britânica de IA, faz captação bilionária para implantar centros de dados com participação da Nvidia
Publicado 25/09/2025 • 18:32 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Advogados da governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, argumentaram nesta quinta-feira (25) que a Suprema Corte deve negar o pedido do presidente Donald Trump para demiti-la enquanto seu processo judicial que contesta a remoção não é concluído.
“O pedido de suspensão do presidente solicita que esta Corte aja de forma emergencial para destruir a independência do Conselho do Federal Reserve”, escreveram os advogados de Cook em documento recente.
Trump solicitou à Suprema Corte que suspenda ordens de tribunais inferiores que o impedem de demitir Cook enquanto seu processo judicial está em andamento.
O presidente afirmou, no final de agosto, que estava demitindo-a devido a alegações de fraude hipotecária, segundo as quais ela teria declarado duas propriedades distintas como residência principal. Cook nega as acusações, que se referem a imóveis que possui em Ann Arbor (Michigan) e Atlanta.
Na quinta-feira, um grupo que incluía todos os ex-presidentes vivos do Federal Reserve, além de ex-secretários do Tesouro e ex-presidentes do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca, pediu à Suprema Corte que negasse o pedido de Trump para demitir Cook por enquanto.
A Justiça dos EUA pode decidir sobre o pedido de Trump a qualquer momento.
Leia também:
Governo Trump pede à Suprema Corte para permitir a demissão de Lisa Cook
Justiça dos EUA barra tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Federal Reserve
Caso o Tribunal permita que Trump remova Cook, ela ainda poderia ser reintegrada assim que os juízes julgarem o mérito do processo. A questão central é se Trump tem motivo legal, como exige a Lei do Federal Reserve, para demiti-la.
No documento, os advogados afirmam que Trump cita “alegações frágeis e não comprovadas de conduta anterior ao cargo — acusações convenientemente surgidas após críticas do presidente às decisões de política do Conselho”.
Trump reclamava há meses que o Conselho do Fed não cortava as taxas de juros como desejava. Na semana passada, o Fed reduziu a taxa de referência overnight em 0,25 ponto percentual, com Cook participando da decisão.
“Esta Corte deve negar o pedido extraordinário do presidente porque seus argumentos contrariam precedentes estabelecidos e práticas de longa data”, disseram os advogados.
Eles acrescentaram: “Este processo mal começou, e uma investigação mais aprofundada poderia evitar que o Tribunal precise decidir sobre questões legais de alto risco levantadas pelo presidente. No mérito, é provável que a Corte rejeite todas as teorias jurídicas do presidente.”
“Especificamente, o Tribunal provavelmente decidirá que, como a governadora Cook só pode ser removida por motivo legal, ela tem direito a notificação, oportunidade de audiência e revisão judicial antes de ser destituída.”
Para os advogados, o padrão “por motivo legal” previsto na Lei do Federal Reserve oferece proteção real e não pode ser substituído por acusações fabricadas. “Ao contrário da alegação ilimitada de autoridade do presidente, deve existir algum controle significativo sobre a capacidade de remover a governadora Cook. Caso contrário, qualquer presidente poderia demitir qualquer governador com base em qualquer acusação, por mais falha que seja.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: ‘Outra proposta do BRB pelo Master provavelmente seria aprovada’, diz presidente do Cade
EXCLUSIVO: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição
Austrália pode incluir WhatsApp, Discord e Roblox na proibição de redes sociais para menores de 16 anos
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025
Leilões de imóveis oferecem descontos de até 52%, mas investidores devem ter cautela