CNBC

CNBCTrump pede demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft

Notícias da política brasileira

Sabino entrega carta de demissão, mas aceita convite de Lula para viagem pré-COP30 a Belém

Publicado 26/09/2025 • 19:20 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta sexta-feira (26) que entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas permanecerá no cargo por mais uma semana para acompanhar o presidente em uma viagem a Belém (PA).
  • “Hoje, entreguei minha carta de demissão ao presidente. Recebi esse pedido e, assim como o presidente foi muito cortês, confiou em mim, acreditou em mim — é uma responsabilidade muito grande, e estou trabalhando para honrá-la —, eu não poderia negar esse pedido do presidente da República”, disse o ministro.

Celso Sabino, ministro do Turismo

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta sexta-feira (26) que entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas permanecerá no cargo por mais uma semana para acompanhar o presidente em uma viagem a Belém (PA). Lula estará na capital paraense na próxima quinta-feira (3) para visitar as obras da COP30.

“Hoje, entreguei minha carta de demissão ao presidente. Recebi esse pedido e, assim como o presidente foi muito cortês, confiou em mim, acreditou em mim — é uma responsabilidade muito grande, e estou trabalhando para honrá-la —, eu não poderia negar esse pedido do presidente da República”, disse o ministro.

A entrega da carta cumpre o acordo feito na semana passada, quando Sabino comunicou sua decisão a Lula após sofrer pressão do partido União Brasil.

No início de setembro, o União Brasil estipulou o fim do mês como prazo para que seus filiados entregassem os cargos, após anunciar o desembarque do governo. No comunicado, o partido afirmou que aqueles que não cumprirem a determinação poderão ser expulsos.

Ainda assim, Sabino vinha resistindo à saída. Segundo aliados, ele tentava se manter no cargo para acompanhar a realização da COP30, marcada para novembro. À frente da pasta do Turismo, o ministro tem participado ativamente da organização da Conferência do Clima. Além disso, por ser natural do Pará, atribui importância pessoal ao evento.

Ao anunciar a entrega da carta, Sabino afirmou que continua dialogando com as lideranças partidárias: “Eu acredito no diálogo, e acredito que os homens públicos devem querer o que é melhor para o país”, declarou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;