Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Food Service é responsável por 14,2% do faturamento do franchising nacional
Publicado 30/09/2025 • 15:31 | Atualizado há 4 horas
YouTube concorda em pagar R$ 131 mi a Trump para encerrar processo sobre suspensão de conta
Comcast nomeia executivo Mike Cavanagh para atuar como co-CEO
De Elon Musk a Satya Nadella, esses líderes de tecnologia já foram portadores de visto H-1B
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Por que as produções de cinema estão deixando os EUA — e o que uma tarifa pode significar para Hollywood
Publicado 30/09/2025 • 15:31 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta que as franquias movimentaram R$ 69,9 bilhões no 2º trimestre de 2025, sendo que somente o segmento de food service foi responsável por 14,2% desse total, transacionando o equivalente a R$ 10,5 bilhões.
Os dados revelam um cenário promissor para as marcas que preparam e vendem alimentos para consumo “fora de casa”, sobretudo as redes especializadas em pizza que, conforme a Pesquisa com Pizzarias, elaborada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) em parceria com a Galunion, representam 20% de todo o mercado nacional de pizzarias.
Um exemplo é a Pizza Prime, maior rede brasileira de pizzarias, que prevê encerrar 2025 com 100 lojas em operação e faturamento de R$ 180 milhões, um crescimento de 27,8% em relação ao ano passado, quando faturou R$ 140 milhões.
Segundo Gabriel Concon, fundador e CEO da Pizza Prime, a expansão das pizzarias no franchising está diretamente ligada ao potencial de escala do sistema, que oferece operações validadas, suporte técnico e inteligência de gestão estratégica para reduzir riscos e ampliar as chances de crescimento.
O executivo ressalta que o êxito também é reflexo das mudanças no comportamento do consumidor. “A demanda por delivery, atendimento ágil e experiências gastronômicas mais acessíveis cresce a cada ano, e isso impulsiona os negócios que unem qualidade e conveniência, garantindo ao segmento um ritmo constante de desenvolvimento”, afirma.
Para o especialista, o triunfo do franchising no segmento de alimentação, em especial no mercado de pizzarias, passará, cada vez mais, pela integração da tecnologia como rotina na operação do negócio. “Modelos enxutos não significam operações simples demais — pelo contrário, exigem tecnologia para manter eficiência e reduzir custos.
Deste modo, quem investir no setor precisará ser progressivamente receptivo à incorporação de sistemas de gestão integrada, plataformas de delivery próprio e soluções para controle de estoque em tempo real, que possibilitem operar com margens mais saudáveis e reduzir desperdícios”, finaliza.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Accenture prioriza IA e planeja desligar funcionários que não se adaptarem
Esquema do INSS: alvo da PF diz que Nelson Wilians dependia de empréstimos de Camisotti
Accenture investe US$ 1 bi em IA e compra a Aidemy para reforçar formação de talentos
ABF: segmento da estética cresce 12,5% no segundo trimestre