Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: busca dos consumidores por experiências guiam o futuro do varejo, aponta especialista
Publicado 04/10/2025 • 08:00 | Atualizado há 4 horas
Jeff Bezos vê “bolha industrial” na IA, mas aposta em benefícios “gigantescos” para a sociedade
Berkshire Hathaway vota pela separação dos cargos de chairman e CEO; saiba o que isso significa
CEO da Perplexity: Navegador Comet AI pode aumentar produtividade e evitar novas contratações
O shutdown impediu o relatório de empregos; veja o que ele teria mostrado sobre a economia
IA pode levar a uma retração no mercado de ações, alerta David Solomon
Publicado 04/10/2025 • 08:00 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O último trimestre do ano tem datas importantes para o varejo brasileiro, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Sobre as expectativas para esse período, o comportamento do consumidor e as tendências para 2026, William Valiante, sócio e líder do varejo da EY na América Latina, reforça a importância dessas datas para o setor.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Valiante afirma que são esperados resultados “moderados” nesta última “corrida” das empresas para assegurar os resultados trimestrais do ano.
Ele também comentou o cenário atual do mercado de trabalho, que se mostra “estável”, e os hábitos dos consumidores.
“Os consumidores estão gastando muito provavelmente de formas diferentes do que o varejo havia esperado. Então, existe um crescimento, sim, mas existe um crescimento muito mais horizontal”, explica.
Leia mais
Vendas de 4 das 8 atividades do varejo sobem em julho ante junho
Após dois meses de queda, confiança de empresários e consumidores sobe em setembro
De acordo com o Future Consumer Index, da EY, existe um grande crescimento em setores como o de saúde, mostrando uma preocupação maior dos consumidores com esse tipo de gasto e uma tendência de empresas e farmácias realizarem ações ou promoções durante esses períodos. Valiante destaca que o segmento de saúde não engloba apenas medicamentos, mas também produtos de beleza e de vida saudável.
Sobre quem deve se beneficiar mais neste final de ano, ele afirma que, apesar de segmentos como serviços e farmacêuticos continuarem crescendo, “o varejo vem buscando experiências. Cada vez mais nós vemos o varejo buscando experiências”.
“Pacotes de viagem, pacotes de estadia em hotéis e coisas similares prometem um crescimento talvez um pouco maior do que produtos que dependem, por exemplo, de financiamento — produtos eletrônicos, que são um pouco maiores”, afirma.
As previsões de Valiante para o varejo em 2026 apontam uma grande participação da inteligência artificial e o impacto dos medicamentos utilizados para emagrecimento.
“O que nós vemos aqui é uma tendência muito forte do consumidor experimentar — tanto experimentar marcas, mas principalmente experimentar como eu compro, o canal e o formato de distribuição”, explica.
___
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar amarga queda após recorrer a proteção judicial e perde R$ 3,5 bilhões em valor de mercado em três dias
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
EXCLUSIVO: crise do metanol expõe fragilidade na fiscalização e coloca em risco um setor que movimenta bilhões
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Vendaval: Toyota anuncia retomada de produção no Brasil com híbridos