CNBC
ouro

CNBCPreço do ouro atinge US$ 4 mil por onça-troy pela primeira vez na história

Empresas & Negócios

Tesla define preço do Modelo Y Standard e estreia veículo mais acessível

Publicado 07/10/2025 • 04:40 | Atualizado há 8 horas

KEY POINTS

  • A Tesla publicou dois vídeos no X dando pistas sobre um grande anúncio previsto para esta terça-feira (7).
  • As ações subiram mais de 5% na segunda-feira (6), depois que a montadora divulgou os vídeos.
  • O lançamento pode ser o tão aguardado modelo mais barato, o novo Roadster de última geração ou outra novidade.

Divulgação/Tesla

Modelo Y da Tesla

A Tesla colocou o preço do novo Modelo Y abaixo de US$ 40.000 (cerca de R$ 214.000, na cotação atual), de acordo com o site oficial.

A empresa também anunciou uma nova versão de sua tecnologia de direção autônoma supervisionada na manhã desta terça-feira (7), mas o mercado está de olho em algo ainda maior.

No fim de semana, a empresa de Elon Musk publicou um vídeo teaser mostrando uma peça giratória estampada com o logo da Tesla, que pode ser desde uma calota até uma ventoinha ou turbina. O vídeo termina com os números “10/7”, indicando o dia do anúncio.

No domingo (5), a Tesla soltou um segundo vídeo no X, mostrando o contorno dos faróis de um veículo no escuro.

Expectativa do mercado e reação das ações

As ações da Tesla subiram 5% na segunda-feira (6), com os boatos nas redes sobre o que seria o novo anúncio.

A grande revelação pode ser o tão esperado modelo mais barato ou o Roadster de nova geração, prometido por Musk há anos.

A empresa não lança um carro novo para venda desde o início das entregas da Cybertruck, sua picape de aço sem pintura e design anguloso, no fim de 2023.

Musk promoveu a Cybertruck pela primeira vez em 2019, quando uma demonstração saiu do controle e ele acabou quebrando um vidro. A picape nunca chegou ao nível de sucesso do sedan Model 3 ou do SUV Model Y, além de já ter passado por pelo menos oito recalls voluntários nos Estados Unidos.

Queda nas vendas e desafios para a Tesla

Com as vendas em queda há vários trimestres, a Tesla tenta direcionar a atenção dos investidores para o futuro da empresa em robótica e veículos autônomos.

A retração está ligada, em parte, à rejeição de consumidores a Elon Musk, por seus posicionamentos políticos e declarações polêmicas. Também pesa o fato de a linha de carros estar defasada, em meio à concorrência crescente de marcas como Volkswagen e BYD.

Inovações e conceitos futuristas apresentados

Em outubro do ano passado, a Tesla realizou um evento exclusivo em Hollywood, chamado “We, Robot”, onde apresentou o conceito do Cybercab — um carro baixo para duas pessoas, sem volante nem pedais. Musk afirmou que o veículo autônomo custaria cerca de US$ 30.000 (R$ 161.500).

Na teleconferência de resultados do segundo trimestre, ainda não havia previsão de início da produção.

Em 2017, Musk prometeu fabricar um novo Roadster, mas o carro nunca entrou em produção. Em 2021, ele disse que o modelo conseguiria até “voar”, e no ano passado afirmou que o esportivo seria redesenhado em parceria com a SpaceX.

Leia mais:
Boeing deve obter aval condicional da UE para aquisição da Spirit AeroSystems por US$ 4,7 bilhões
Heineken lança “LinkedIn” dos bares e restaurantes para treinar e conectar profissionais

Tecnologia de robotáxis e avanços em robótica

Musk promete há quase dez anos transformar os carros elétricos atuais da Tesla em robotáxis, apenas com uma atualização de software.

Atualmente, a empresa ainda mantém motoristas humanos de segurança em seus veículos de teste e na frota Robotaxi — diferente de concorrentes como o Waymo (Alphabet) e o Apollo Go (Baidu).

No campo dos robôs humanoides, Musk afirmou que os Optimus, da Tesla, serão capazes de trabalhar em fábricas ou cuidar de crianças, mas ainda não chegaram ao mercado. Enquanto isso, empresas como Agility Robotics e Unitree já estão vendendo robôs bípedes e humanoides.

Desempenho recente das ações da Tesla

Depois de um primeiro trimestre difícil, em que a Tesla perdeu 36% do valor de mercado, as ações dispararam 40% no terceiro trimestre. No acumulado do ano, o papel já subiu 12%.

Esse salto foi impulsionado por Musk, que comprou cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,35 bilhões) em ações da própria Tesla em setembro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;