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Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Publicado 13/10/2025 • 11:06 | Atualizado há 5 horas
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Publicado 13/10/2025 • 11:06 | Atualizado há 5 horas
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A Salesforce está adicionando voz ao seu software Agentforce, permitindo que os clientes vão além do texto ao usar agentes de inteligência artificial para responder a perguntas de clientes.
Com o Agentforce Voice, as empresas podem personalizar o tom e a velocidade das vozes e ajustar a pronúncia de termos específicos, disse a Salesforce na segunda-feira, antes de sua conferência Dreamforce em San Francisco esta semana. A funcionalidade também permite que as pessoas interrompam o agente de IA durante chamadas telefônicas.
A voz está se tornando uma parte maior do boom da IA generativa, que começou com prompts baseados em texto no final de 2022, quando a OpenAI lançou o ChatGPT. No ano passado, a OpenAI e a Anthropic habilitaram seus chatbots a conduzir conversas faladas sem soarem excessivamente robóticos. Agora, essa capacidade está se consolidando dentro dos softwares de negócios.
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O Agentforce Voice será integrado aos sistemas telefônicos corporativos da Amazon, Five9, Genesys, Nice e Vonage, da Ericsson.
O ex-co-CEO da Salesforce, Bret Taylor, também está se arriscando no mercado. Taylor ajudou a fundar a Sierra em 2023, e no ano passado a startup anunciou que seus agentes de IA “agora podem atender o telefone”. A Sierra foi avaliada em US$ 10 bilhões e tem uma lista de clientes que inclui ADT, SiriusXM e SoFi.
A Salesforce tem estado sob pressão este ano, em parte devido à preocupação dos investidores de que as empresas de software possam perder negócios à medida que a IA avança mais profundamente na codificação. As ações caíram cerca de 28% até agora em 2025, enquanto o Nasdaq ganhou cerca de 15% nesse período.
A Anthropic disse a repórteres em setembro que seu modelo Claude Sonnet 4.5 construiu um aplicativo de chat semelhante ao Slack da Salesforce em 30 horas. No mais recente balanço da Salesforce, a empresa alertou que novos produtos de IA “podem desestruturar as necessidades da força de trabalho e impactar negativamente a demanda por nossas ofertas.”
O CEO da Salesforce, Marc Benioff, minimizou o risco para sua empresa.
“Quando entramos nesse tipo de jogo de soma zero, bem, tudo isso será eliminado, ou tudo isso vai mudar, então, você sabe, você não está lidando com alguém que realmente administra uma empresa, porque não é assim que o negócio funciona,” disse Benioff a Morgan Brennan, da CNBC, no mês passado. “O negócio é incremental, é evolucionário, está crescendo, está evoluindo, e não vemos esse tipo de mudança.”
A Salesforce lançou o Agentforce no ano passado como um serviço que podia responder a solicitações de clientes por chats de texto com a ajuda de modelos de IA generativa. O Agentforce tem agora mais de 12 mil implementações, de acordo com um comunicado. Mas há algum ceticismo sobre sua popularidade.
“O entusiasmo dos investidores em torno do Agentforce se moderou, pois a adoção ficou aquém das expectativas,” escreveram analistas do RBC Capital Markets, que recomendam manter a ação, em uma nota para clientes na semana passada.
Em novembro, a Salesforce fornecerá acesso antecipado ao software Agent Script, que as organizações podem usar para personalizar o que os agentes dizem e fazem.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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