Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Publicado 13/10/2025 • 13:04 | Atualizado há 2 meses
Cobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor
Pesquisa do Goldman com investidores prevê tendência do ouro para 2026
Entenda por que big techs investem US$ 325 bilhões em IA e criam novos cargos estratégicos
Trump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda
Putin rompe silêncio sobre plano de paz e diz que Moscou está pronta para negociações ‘sérias’
Publicado 13/10/2025 • 13:04 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação/Arauco
A Arauco está construindo em Inocência (MS) o Projeto Sucuriú, que será a maior fábrica de celulose do mundo erguida em uma única fase
A construção da fábrica de celulose pela chilena Arauco em Inocência, Mato Grosso do Sul, vai mudar a história do município e influenciar toda a região oeste do estado e de cidades vizinhas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A expectativa é de que a usina vá mudar completamente a vida do local cidade. Hoje, Inocência tem 8 mil habitantes e a Arauco já anunciou que a unidade vai gerar 6 mil vagas de empregos permanentes, mais do que o total da população adulta da cidade, mas áreas industrial, logística e florestal. Durante a construção, será necessária a contratação de 14 mil trabalhadores.
Em visita realizada à obra em 8 de outubro, o prefeito Antônio Ângelo, destacou que este é dos maiores investimentos privados da história de Mato Grosso do Sul. “A chegada da Arauco simboliza um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social para o nosso município. Seremos referência em geração de emprego, renda e qualidade de vida.
A planta da Arauco será a maior fábrica de celulose do mundo erguida em uma única fase, com investimento de US$ 4,6 bilhões. Batizado de Projeto Sucuriú, o empreendimento marca a estreia da companhia na produção de celulose no Brasil e promete transformar a região em um dos principais polos mundiais da commodity.
A fábrica deve entrar em operação no final de 2027, com capacidade de 3,5 milhões de toneladas de celulose de mercado por ano. O produto será prioritariamente exportado para mercados da China, Europa e América do Norte.

O Projeto Sucuriú ocupa uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro de Inocência e às margens do Rio Sucuriú, e se apoia em tecnologias de Indústria 4.0 — com sistemas de controle digital, simuladores de treinamento e integração total entre as etapas de produção e qualidade.
A planta operará em ciclo fechado de energia, com capacidade de geração superior a 400 megawatts (MW), sendo 200 MW destinados ao consumo interno. O excedente — suficiente para abastecer uma cidade de mais de 800 mil habitantes — será injetado no sistema nacional de energia.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem é a desembargadora que mandou soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
2
Stranger Things: o fenômeno que redefiniu o poder da Netflix no entretenimento global
3
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
4
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
5
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu