CNBC

CNBCEXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem

Empresas & Negócios

Apagão atinge oito estados na madrugada; causa está sob apuração

Publicado 14/10/2025 • 07:21 | Atualizado há 8 horas

Reprodução/X/@Anizio

Apagão em Olinda. Foto de usuário no X

Moradores de ao menos oito estados brasileiros relataram nas redes sociais falta de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). As interrupções foram registradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina. Em alguns locais, o apagão durou poucos segundos. Em outros, a suspensão do fornecimento se estendeu por até 20 minutos.

Em São Paulo, a Enel informou que a interrupção registrada às 0h32 foi provocada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo que ocorre automaticamente quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), com o objetivo de proteger o sistema elétrico. O fornecimento foi restabelecido por volta das 0h40, e cerca de 937 mil clientes foram afetados.

Leia também:

A Neoenergia citou Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, São Paulo e Mato Grosso do Sul como áreas afetadas. A distribuidora informou que o fornecimento foi totalmente normalizado após a interrupção registrada entre 00h31 e 1h06, que afetou cerca de 300 mil clientes.

O desligamento ocorreu devido a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que também atingiu outros estados. No DF, oito subestações ficaram fora de operação durante o período. “As causas da ocorrência serão detalhadas pelo Operador Nacional do Sistema”, informou a empresa em nota, reforçando que o incidente “não foi responsabilidade das suas distribuidoras”.

No Rio de Janeiro, a Light explicou que, às 0h31, houve atuação do ERAC em razão de uma contingência no SIN. A medida, executada em dois estágios, provocou a interrupção do fornecimento em onze subestações, afetando parte da Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste da cidade, impactando cerca de 450 mil clientes. O restabelecimento completo ocorreu às 1h05.

Em nota, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) afirmou que iniciou ações conjuntas com os agentes do setor para normalizar a situação e que uma reunião com os principais envolvidos está programada ainda para hoje. Além disso, será realizada uma análise preliminar da perturbação, com elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) prevista até sexta-feira (17).

Veja os relatos de moradores:

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;