Veja 3 dicas para transformar o estresse em felicidade nas festas de fim de ano
Atentado na Alemanha: “Evento terrível e trágico”, diz chanceler alemão Olaf Scholz
Biden aprova pacote de gastos e garante funcionamento do governo dos EUA
EUA: medicamento da Eli Lilly para apneia do sono é aprovado pela FDA
Boeing, Nike, Intel, Starbucks e outras 300: 2024 foi o ano com mais mudanças de CEO
Publicado 20/12/2024 • 19:23
KEY POINTS
Pedestres em meio à decoração de Natal instalada no centro de São Paulo durante o temporal, em 20 de dezembro de 2024
Cris Faga/Dragonfly Press /Estadão Conteúdo
Dois temporais que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (20) e deixaram pelo menos 662,4 mil consumidores da Enel SP sem energia elétrica.
É o equivalente a 3,14% da base de clientes da empresa em sua área de concessão no Estado.
A maior parte dos consumidores sem energia está na capital paulista, com 183,9 mil interrupções. Veja abaixo as cidades mais afetadas.
Outras cidades bastante afetadas foram: Itapecerica da Serra, com 9,6 mil imóveis sem luz; Jandira, com 4,8 mil e Cajamar com 2,1 mil interrupções.
As fortes chuvas fizeram voos em Congonhas, na zona sul de São Paulo, serem desviados para outros aeroportos, informou a Aena, concessionária que administra o local. Em nota, a empresa diz que o aeroporto opera normalmente e está aberto para pousos e decolagens. No entanto, devido às condições meteorológicas, “três voos foram alternados para outros aeroportos”.
A empresa não deu detalhes de quais voos foram desviados e para quais terminais se deslocaram. A reportagem buscou contato com as companhias aéreas, e aguarda retorno.
Na tarde da última segunda, 16, Congonhas teve as operações afetadas por conta de rajadas de vento de mais de 60 km/h registradas na área do aeroporto. Ao todo, cinco voos precisaram ter a rota alterada e descer nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. Um voo da companhia aérea Azul, com destino a Brasília, precisou ser cancelado.
As fortes chuvas que caem na capital já deixaram mais de 400 mil endereços sem energia elétrica, segundo balanço divulgado pela concessionária Enel. Em toda a Grande São Paulo, área de cobertura da concessionária, são 662.465 clientes afetados. Em nota, a empresa diz que está com a equipe reforçada para restabelecer o serviço.
No sábado, 21, a previsão é de continuidade do tempo instável, com chuvas de intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE)
“As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e a máxima não deve superar os 25°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 75%. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco”, informou o centro.
Mais lidas
Avião cai no centro de Gramado e deixa pelo menos 10 mortos; ASSISTA AO VÍDEO
Tragédia aérea em Gramado: empresário Luiz Galeazzi é uma das vítimas; saiba mais
ESG na prática: avanços e desafios no Brasil e no Mundo
Até agora 41 mortos: polícia pede prisão de motorista da carreta que fugiu do local
Sorvetes Rochinha: a tradição que transforma o verão brasileiro