Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Na Indonésia, Lula propõe comércio em moedas locais e diz que será candidato à reeleição em 2026
Publicado 23/10/2025 • 07:49 | Atualizado há 3 meses
Trump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA
Ações do grupo Adani despencam após SEC dos EUA buscar interrogar fundador sobre acusações de fraude
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 23/10/2025 • 07:49 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Durante visita oficial à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (23) o avanço do comércio entre os dois países com transações em moedas locais, reduzindo a dependência do dólar.
No mesmo evento, o presidente Prabowo Subianto agradeceu o apoio do Brasil à entrada da Indonésia no Brics e destacou o fortalecimento da parceria estratégica entre as duas maiores economias emergentes do Hemisfério Sul.
A declaração conjunta foi feita em Jacarta, após a assinatura de uma série de acordos de cooperação no Palácio Merdeka. Lula também aproveitou o momento para confirmar sua intenção de disputar a reeleição em 2026.
“Brasil e Indonésia não querem uma nova Guerra Fria. Queremos comércio livre, multilateralismo, democracia comercial e não protecionismo”, afirmou Lula. O presidente destacou o potencial das duas economias, que somam quase 500 milhões de habitantes, e considerou “pouco” o atual volume de comércio bilateral, de cerca de US$ 6 bilhões anuais.
O encontro resultou na assinatura de memorandos em áreas como agricultura, energia, ciência e tecnologia, estatística e promoção comercial. Também foram firmados acordos empresariais entre companhias dos dois países. Participaram da cerimônia os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Carlos Fávaro (Agricultura), o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna.
Para Subianto, a entrada da Indonésia no Brics reflete a “relação estratégica e de confiança” com o Brasil. O líder indonésio destacou que os encontros com Lula têm sido “intensos e produtivos” e afirmou que Brasil e Indonésia são forças econômicas em crescimento, com papel relevante na construção de uma nova ordem internacional mais equilibrada. Ele previu crescimento de 25% no comércio bilateral em 2026.
Lula, por sua vez, ressaltou que a aproximação com a Indonésia representa um passo estratégico na consolidação do Sul Global, reforçando a cooperação em temas como inovação, sustentabilidade e proteção ambiental. O presidente agradeceu o apoio da Indonésia à realização da COP30 em Belém (PA) e defendeu a criação de mecanismos internacionais de financiamento para a preservação das florestas tropicais.
O líder brasileiro também reafirmou o apoio à adesão da Indonésia ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics, e elogiou a atuação conjunta dos dois países no Brics e no G20.
A visita de Estado de dois dias à Indonésia abre uma série de compromissos de Lula no Sudeste Asiático, voltados à ampliação das relações comerciais, tecnológicas e diplomáticas do Brasil na região.
Foram firmados acordos nas áreas de energia, mineração, agricultura, ciência, tecnologia, estatística e comércio, com foco no aumento do intercâmbio econômico e na transferência de conhecimento entre as nações.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinou um memorando de entendimento com o representante da Câmara de Comércio e Indústria da Indonésia (Kadin), com o objetivo de ampliar o fluxo comercial e incentivar investimentos recíprocos.
Na mesma cerimônia, o empresário Wesley Batista, da JBS, firmou um acordo voltado à exportação de proteína animal brasileira para o mercado indonésio, reforçando o papel do agronegócio nas relações bilaterais e abrindo caminho para novas parcerias no setor de alimentos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Will Bank: veja como pedir ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
2
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
3
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
4
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
5
Will Bank: o que acontece com quem recebe salário no banco após a liquidação?