Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Renan Calheiros cobra governo sobre números de projeto do IR: “precisa colaborar”
Publicado 23/10/2025 • 13:51 | Atualizado há 8 horas
Famílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão
Disney alerta que ESPN e outros canais podem sair do YouTube TV no fim do mês
Acordo entre Anthropic e Google Cloud inclui 1 milhão de TPUs e 1 GW de capacidade em 2026
Ford supera expectativas de lucro, mas reduz projeção para 2025 após incêndio em fornecedora
Meta demite funcionários da área de risco em meio a reestruturação e avanço de automação com IA
Publicado 23/10/2025 • 13:51 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do projeto que aumenta a faixa de isenção do imposto de renda, cobrou, nesta quinta-feira (23/10), que o Ministério da Fazenda mande os números dos impactos do texto após as mudanças feitas pela Câmara.
“O governo precisa, pelo menos, colaborar. Estou cobrando que a Fazenda mande os números do projeto, porque a Fazenda anunciou que o projeto era neutro. Depois das modificações da Câmara, que afetaram quase R$ 30 bilhões, a Fazenda continua dizendo que continua neutro”, declarou durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Eles ficaram de mandar os números, até agora, não mandaram. Isso é fundamental. A partir de hoje vou me dedicar ao relatório, mas preciso das informações”, disse ele.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que estava na sessão, afirmou que cobrará da pasta que mande os dados “o mais rápido possível”.
Renan disse que “a Fazenda costura acordos com a Câmara, principalmente com o centrão” e que “o governo faz uma coisa com uma mão e outra com a outra mão”, citando o exemplo de um acordo para isentar atividade rural ao mesmo tempo em que faz renegociação das dívidas.
“Na Câmara, a Fazenda fez acordo para isentar atividade rural. É um acordo que afeta em quase R$ 8 bilhões a compensação do projeto. Enquanto que o Congresso votou o projeto para renegociar dívidas agrícolas e o Conselho Monetário Nacional restringiu essa renegociação para 1.050 municípios.”
O relator compromete-se, no entanto, em agir com responsabilidade fiscal no projeto do imposto de renda: “O Senado agirá, nesta questão, com absoluta responsabilidade. O acordo que o Senado fará não será para arrebentar arcabouço ou equilíbrio fiscal”.
Mudanças no texto
Renan Calheiros reafirmou a intenção de fazer mudanças no texto: “Temos o caminho das emendas de redação, das supressão de itens inconstitucionais, o fatiamento ou ainda a apresentação de um projeto autônomo para sanear as impropriedades do texto que veio da Câmara”, disse.
Como mostrou a Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), especialistas avaliam que qualquer manobra que represente mudança do mérito do texto implica uma reanálise da Câmara.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Crise dos chips: setor automotivo busca governo por risco de paralisação de montadoras em todo o país
2
Grupo Dia enfrenta fragilidade financeira com prejuízos recorrentes, queima de caixa e alta exposição a ativos de risco
3
Indústria automotiva não estava preparada para outra crise de semicondutores
4
Defesa de CFO da Ambipar pede reversão do bloqueio de bens