Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Índia: Modi participará virtualmente da cúpula da ASEAN, descartando reunião com Trump
Publicado 25/10/2025 • 12:18 | Atualizado há 13 horas
Esses são os empregos mais comuns nas maiores cidades dos EUA; saiba quanto eles pagam
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
EUA: taxa de inflação atinge 3% em setembro, abaixo do esperado
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Publicado 25/10/2025 • 12:18 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
Premiê Modi fala da década de crescimento da Índia no mais longo discurso do Dia da Independência. Foto: DD News India
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, participará virtualmente da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que será realizada em Kuala Lumpur, descartando assim uma possível reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e indicando que Nova Délhi e Washington ainda não estão próximas de fechar um acordo comercial.
Os Estados Unidos e a Índia vêm negociando há meses um acordo de comércio bilateral, mas as conversas foram prejudicadas pelas importações indianas de petróleo russo, o que levou Washington a impor tarifas punitivas de 25% sobre produtos indianos em agosto — elevando o total de encargos para 50%.
“Ansioso para participar virtualmente da Cúpula ASEAN-Índia e para aprofundar ainda mais a Parceria Estratégica Abrangente ASEAN-Índia”, afirmou Modi em publicação na rede social X nesta quinta-feira, após conversar com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim.
Anwar também declarou que foi informado sobre a participação virtual de Modi “devido às celebrações de Deepavali na Índia naquele período”, referindo-se ao festival hindu das luzes, celebrado nesta semana.
Leia mais:
Lula diz que Trump ainda não fez exigências após americano condicionar redução do tarifaço
Brasil retoma exportações de carne de frango para a Malásia
Brasil e Malásia fecham acordo para cooperação em semicondutores
A reunião de líderes do bloco do Sudeste Asiático ocorrerá em Kuala Lumpur entre os dias 26 e 28 de outubro, reunindo os 10 membros da ASEAN, além de parceiros estratégicos como China, Japão e Estados Unidos.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Malásia havia dito que Trump visitaria o país no dia 26 de outubro, o que alimentou especulações na Índia sobre um possível encontro entre os dois líderes — uma expectativa agora descartada com a decisão de Modi. Washington ainda não confirmou oficialmente a viagem do presidente norte-americano.
Trump e Modi conversaram na terça-feira, segundo ambos os líderes. Trump afirmou que o diálogo concentrou-se “em grande parte no comércio”, mas Modi não deu detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Na quarta-feira, o jornal indiano Mint noticiou que os dois países estariam próximos de um acordo que reduziria as tarifas aplicadas sobre importações indianas para 15% a 16%, embora o avanço dependa dos setores energético e agrícola.
Com a desistência de Modi de comparecer à cúpula presencialmente, não ficou claro se a reunião prevista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que também participará do encontro — será mantida em formato virtual ou adiada para uma nova data.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
3
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
4
Saúde mental nas empresas: da “moda” do bem-estar à mensuração de ROI e impacto real na produtividade
5
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’