CNBC

CNBCAos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria

Tarifas do Trump

Após reunião entre Lula e Trump, Abimaq vê sinais de avanço e clima mais favorável nas negociações bilaterais

Publicado 27/10/2025 • 06:49 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • O presidente executivo da Abimaq diz que o encontro de Lula e Trump foi mais um passo na direção correta na distensão das relações comerciais entre os dois países.
  • Contudo, vê esse avanço com otimismo moderado, dado o tempo de duração das tratativas para resolver a questão do tarifaço imposto ao Brasil.

O presidente executivo da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Velloso, avaliou de forma positiva o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia. Para ele, a reunião representa “mais um passo” nas negociações bilaterais e indica que o clima entre os dois países é de avanço.

“Foi um encontro bem-sucedido, dentro do que se esperava. Problemas mais críticos, como o tarifaço e outras medidas impostas pelos Estados Unidos contra o Brasil, não seriam solucionados agora, mas caminhamos na direção certa”, afirmou Velloso, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC no domingo (26).

Leia também:

O executivo disse manter o otimismo em relação às tratativas comerciais. “Acredito que as sanções pararam de crescer. Não teremos novas sanções contra o Brasil. Pelo contrário, agora é o momento de desatar o nó para reverter o que já foi aplicado”, destacou.

Segundo ele, há duas possibilidades em discussão: “A primeira seria a suspensão, por 90 dias, da aplicação das tarifas de 40%, mantendo apenas 10%, em uma espécie de trégua temporária. A segunda opção, caso os Estados Unidos não aceitem essa proposta, seria incluir alguns setores na lista de exceções, como o de máquinas, carnes e café.”

Velloso lembrou que, após o encontro entre os presidentes, está prevista uma nova reunião técnica entre as equipes de ambos os governos. “Acredito que a coisa está andando no caminho certo”, reforçou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump

;