Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Relatório da ONU mostra que tecnologia ainda é subutilizada por CEOs
Publicado 02/11/2025 • 19:23 | Atualizado há 13 horas
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 02/11/2025 • 19:23 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
CNV Creative
Embora 96% dos CEOs reconheçam que tecnologia e inovação são essenciais para atingir as metas globais de sustentabilidade, apenas 27% consideram alavancar ferramentas digitais para rastreamento e medição da sustentabilidade. É o que diz o novo relatório CEO Study do Pacto Global das Nações Unidas e da Accenture.
Intitulado Turning the Key: Unlocking the Next Era of Sustainability Leadership , o estudo mostra que 26% dos quase 2 mil CEOs de 128 países afirmam ter equipes dedicadas de planejamento de cenários. Mesmo com esses resultados, tecnologia e inovação são os principais fatores que influenciam os grandes executivos ao pensarem em sustentabilidade hoje.
Fruto disso, a pesquisa cita o papel da tecnologia, energia renovável, inteligência artificial e potencial humano, e ferramentas de sustentabilidade como pontos-chave. Mas, há lacunas de conhecimento que limitam a resposta das empresas a essa demanda crescente, em especial em torno de ferramentas digitais para rastreamento e medição do desempenho da sustentabilidade em todas as cadeias de valor.
O efeito disso é evidenciado pelo relatório: menos de 15% dos líderes empresariais se sentem bem-preparados para encarar os principais desafios macroeconômicos e de sustentabilidade. Os outros dois fatores que influenciam a visão dos CEOs quanto à sustentabilidade são a geopolítica e a presença de mais vozes e liderança.
Além disso, cerca de 98% concordam que o setor privado é capaz de impulsionar o progresso por meio de produtos e serviços sustentáveis, e 96% dos CEOs aconselham os sucessores a incorporarem a sustentabilidade à visão e cultura empresariais.
O documento também trata da necessidade do setor privado incorporar a sustentabilidade na estratégia e na cultura, escalando a inovação em todas as cadeias de valor e colaborando para moldar regras que recompensem o valor de negócios de longo prazo.
“Empresas que agirem com base nessas descobertas vão construir resiliência”, afirmou Sanda Ojiambo, diretora-executiva do Pacto Global da ONU. Segundo ela, também será possível desbloquear o crescimento, apoiar o aumento de indústrias, estimular economias e acelerar a entrega dos objetivos de desenvolvimento. Os líderes de companhias já estão se preparando para um futuro mais regulamentado – 92% consideram que uma forte governança global e uma política unificada são importantes ou críticas; 95% relatam que a conformidade regulatória é uma prioridade organizacional; e 84% acreditam que suas empresas estão prontas para atender às próximas regulamentações de sustentabilidade.
De acordo com a diretora-executiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Daniela Grelin, a mensagem do relatório “é clara: não há mais retorno ao velho modelo de negócios” que não considera as necessidades sociais e ambientais.
Pacto Global
O Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
2
Joia de R$ 45 mil: destaque do Palmeiras contra a LDU tem um dos menores salários do elenco
3
Raízen aprova reorganização bilionária para consolidar operações de bioenergia
4
Ambipar: documento exclusivo revela assinatura do CEO Tércio Borlenghi em empréstimo que gerou crise e derruba versão da empresa
5
Empresas brasileiras adotam IPO reverso para acelerar entrada na B3 e diversificar setores