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Lucro da TIM dispara 50% e atinge maior valor da história no 3º trimestre
Publicado 03/11/2025 • 22:14 | Atualizado há 1 hora
        
        
                            
                    
                    
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Publicado 03/11/2025 • 22:14 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
A TIM registrou alta de 50% no lucro líquido normalizado do terceiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, alcançando R$ 1,208 bilhão — o maior resultado já obtido pela companhia. O desempenho foi impulsionado pela expansão do negócio de internet móvel, especialmente no segmento pós-pago.
Além disso, a empresa adotou medidas de controle de custos e aumento de eficiência operacional, o que contribuiu para a melhora da margem. Outro fator positivo foi a menor despesa com imposto de renda, em razão da maior distribuição de juros sobre o capital próprio.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) normalizado avançou 7,2% no trimestre, totalizando R$ 3,469 bilhões. A margem Ebitda cresceu 1,3 ponto percentual, chegando a 51,7%. Esse indicador, no critério “normalizado”, exclui receitas e despesas consideradas não recorrentes.
A receita líquida aumentou 4,5%, atingindo R$ 6,711 bilhões. Os ganhos com serviços móveis subiram 5,2%, somando R$ 6,203 bilhões. No pós-pago, houve expansão de 10,9%, com o valor médio por usuário (Arpu, na sigla em inglês) avançando 1,9%, para R$ 44,1.
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Segundo a companhia, o segmento manteve o crescimento sustentado pela migração de clientes do pré-pago para o pós-pago, reajustes de tarifas e baixo índice de desconexões. Já o pré-pago recuou 8,9% em receita, e o Arpu caiu 2,1%, para R$ 14,6, devido à redução nas recargas e à migração de usuários.
As vendas de produtos diminuíram 5,4%, somando R$ 177 milhões — queda atribuída à estratégia de concentrar esforços em nichos de maior valor agregado. No segmento fixo, houve leve retração de 0,7%, para R$ 331 milhões.
A TIM Ultrafibra teve redução de 2,4% na receita, com Arpu de R$ 94,7, queda de 4,4%, reflexo da forte competição no mercado de banda larga. Os custos operacionais normalizados subiram 1,8%, totalizando R$ 3,242 bilhões.
Apesar da alta, as despesas cresceram abaixo da inflação e em ritmo menor que o avanço da receita líquida, permitindo ganho de margem. Os gastos com comercialização caíram 4,8%, principalmente pela menor despesa com publicidade — no ano anterior, os valores foram maiores devido ao patrocínio do Rock in Rio.
As despesas gerais e administrativas diminuíram 11,2%, resultado da redução em serviços terceirizados e de descontos obtidos em contrato com um fornecedor de tecnologia. O resultado financeiro normalizado apontou despesa de R$ 445 milhões, queda de 3,2%. Já a linha de imposto de renda e contribuição social recuou 92,2%, para R$ 13 milhões.
Os investimentos aumentaram para R$ 974 milhões, após menor desembolso no trimestre anterior, mantendo o alinhamento à meta anual. O fluxo de caixa livre cresceu 8,1%, alcançando R$ 1,738 bilhão.
A operadora encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 10,411 bilhões e alavancagem de 0,79 vez, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda.
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