CNBC

CNBCStarbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo

Notícias do Brasil

Amcham Brasil: queda nas exportações Brasil-EUA mostra urgência de negociações

Publicado 06/11/2025 • 19:19 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • As vendas do Brasil para os Estados Unidos recuaram de forma significativa em outubro, acumulando uma redução de 37,9%.
  • O recuo, marcado pelo terceiro mês consecutivo de perdas, indica o agravamento dos efeitos das medidas tarifárias sobre o comércio.
  • Para a Amcham Brasil, o movimento reforça a necessidade de acelerar entendimentos que permitam restabelecer condições mais favoráveis ao comércio bilateral.

Arquivo/DNIT

Exportações

As vendas do Brasil para os Estados Unidos recuaram de forma significativa em outubro, acumulando uma redução de 37,9%, o pior resultado desde a adoção das tarifas adicionais de 40% impostas aos produtos brasileiros.

O recuo, marcado pelo terceiro mês consecutivo de perdas, indica o agravamento dos efeitos das medidas tarifárias sobre o comércio entre os dois países e reforça a necessidade de respostas rápidas no campo diplomático e econômico.

A desaceleração do fluxo exportador tem afetado cadeias produtivas integradas, investimentos e postos de trabalho nas duas economias.

Leia mais:
Banco BV fecha parceria inédita com fabricante de baterias; veja detalhes
Balança comercial tem superávit de US$ 7 bilhões em outubro

O impacto das tarifas se soma a fatores conjunturais, como a menor demanda nos EUA e a queda dos preços internacionais de itens relevantes da pauta brasileira, incluindo petróleo e derivados, aprofundando o cenário de retração observado ao longo do segundo semestre.

Para a Amcham Brasil, o movimento reforça a necessidade de acelerar entendimentos que permitam restabelecer condições mais favoráveis ao comércio bilateral. A entidade destaca que o recente encontro entre os presidentes Lula e Trump gerou um ambiente político propício, que deveria ser utilizado para impulsionar avanços concretos nas tratativas comerciais.

Segundo a organização, somente uma solução negociada poderá mitigar a perda de competitividade e evitar prejuízos de longo prazo.

A Amcham reafirmou ainda sua disposição em atuar ao lado de autoridades e empresas na construção de alternativas que fortaleçam a parceria econômica Brasil–EUA, com ênfase na competitividade, na previsibilidade regulatória e na geração de oportunidades mútuas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;