Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná
Publicado 08/11/2025 • 07:49 | Atualizado há 2 horas
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; “Comércio global está mais resiliente”, diz CEO
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Trump anuncia acordos para remédios mais baratos com gigantes farmacêuticas
Publicado 08/11/2025 • 07:49 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: Corpo de Bombeiros
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná
A passagem de um tornado na tarde de sexta-feira (7) deixou quatro mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, segundo a Defesa Civil. Quatro vítimas estavam em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Imagens registradas na região mostram casas destelhadas, estruturas destruídas e postes de energia no chão.
Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros corrigiu o número de mortes após constatar duplicidade no registro de uma das vítimas.
O Corpo de Bombeiros e equipes de saúde atenderam 432 pessoas em Rio Bonito do Iguaçu, cidade da região Centro-Sul atingida pelo tornado classificado como de nível F2. Nove pessoas tiveram ferimentos graves e passaram por cirurgia.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhado de secretários estaduais, seguiu para o local ainda na noite de sexta-feira. As forças de segurança confirmaram cinco mortes e informaram que duas pessoas seguem desaparecidas.
Equipes de busca, policiais militares e voluntários continuam os trabalhos de resgate e avaliação dos danos. A Defesa Civil já enviou telhas, cestas básicas, colchões, kits de higiene e lonas para abrigos da região.
O governo do Paraná enviou 50 bombeiros e diversas ambulâncias para Rio Bonito do Iguaçu. Outras equipes atuam nas cidades vizinhas, como Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Candói.
Trinta bombeiros foram deslocados logo após o alerta inicial, e 20 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático, acompanhados de cães farejadores, reforçaram as buscas. Hospitais da região operam acima da capacidade, e a Secretaria de Saúde já disponibilizou leitos em outras localidades.
“O Paraná foi afetado por ventos muito fortes e um tornado de nível 3. Montamos uma força-tarefa para garantir resgate e atendimento emergencial”, disse o governador.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado foi causado por uma supercélula de tempestade e classificado inicialmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Há indícios de que, em alguns pontos, as rajadas tenham superado 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.

Leia também:
Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná
Lula cobra países ricos na COP-30: “Façam jus às suas responsabilidades”
A formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Sul do país impulsionou o avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical, provocando temporais nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.
Rajadas do tornado chegaram a 82 km/h em Dois Vizinhos e ultrapassaram 70 km/h em diversas cidades. O volume de chuva superou 40 mm em Guarapuava, Candói, Campo Mourão e Pinhão. A previsão indica que o sistema avance em direção ao estado de São Paulo durante o fim de semana.

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná
2
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
3
IPVA SP 2026: veja prazos, descontos e calendário de pagamentos
4
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná
5
Ranking da moda coloca marca brasileira como a mais desejada do mundo