CNBC

CNBCNvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA

Agro

COP30: ‘O mundo precisa conhecer nosso agro sustentável’, diz Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

Publicado 10/11/2025 • 10:32 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Segundo Carrara, o agro brasileiro precisa usar a COP30 para “mostrar ao mundo evidências de produção sustentável” e combater narrativas negativas sobre o setor.
  • Carrara destacou que esta é “a primeira vez na história da COP que existe um espaço específico para o setor rural”, criado em parceria entre CNA, Senar, Embrapa, Sebrae e outros parceiros.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou nesta segunda-feira (10) que o agronegócio brasileiro precisa aproveitar a COP30, em Belém (PA), para apresentar ao mundo evidências de que o setor produz com sustentabilidade e contribui para a agenda climática. A declaração ocorreu durante eventos da AgriZone, área inédita dedicada ao setor rural dentro da conferência.

Carrara destacou que esta é “a primeira vez na história da COP que existe um espaço específico para o setor rural”, criado em parceria entre CNA, Senar, Embrapa, Sebrae e outros parceiros.

“A agropecuária brasileira é a solução para as questões climáticas e de sustentabilidade. Existe uma série de inverdades ditas sobre o nosso setor, e precisamos mostrar a nossa verdade ao mundo”, afirmou, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Leia também:

A programação da CNA e do Senar na COP30 inclui workshops diários sobre cadeias produtivas (como grãos, frutas, pecuária de corte e de frango) e a apresentação de estudos inéditos produzidos com a Embrapa, entre eles a atualização do levantamento sobre a cobertura do solo no país.

Para Carrara, o estudo revela a dimensão das áreas preservadas no Brasil. “Não existe no mundo um país que conserve mais floresta e mata nativa do que o nosso”, disse.

Além da vitrine tecnológica instalada na AgriZone, o sistema CNA/Senar vai promover caravanas com visitantes internacionais para propriedades rurais próximas a Belém, com o objetivo de mostrar práticas de produção e conservação no campo. “Não podemos perder a oportunidade de mostrar o nosso potencial de produção e conservação e desmentir inverdades. Essa é a COP da comunicação para o agro”, afirmou Carrara.

A programação da CNA e do Senar segue até 21 de novembro, com eventos diários voltados à integração entre produção, conservação ambiental e inovação no campo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;