Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
STF começa a julgar nesta terça o núcleo dos ‘kids pretos’ da trama golpista
Publicado 10/11/2025 • 17:52 | Atualizado há 3 meses
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 10/11/2025 • 17:52 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Tom Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Sede do STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (11) o julgamento de dez réus ligados ao chamado núcleo 3 da trama golpista, os “kids pretos” do Exército. Estão previstas seis sessões nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro, das 9h às 12h, com sessões adicionais nos dias 11 e 18, das 14h às 19h.
De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), eles participaram de ações de monitoramento e planejamento de ataques contra autoridades previstos no plano “Punhal Verde e Amarelo”.
O grupo é composto por nove militares e um agente da Polícia Federal, escalado para trabalhar na posse de Lula em 1.º de janeiro de 2023 e acusado de fornecer informações sobre o evento ao grupo golpista. Em parecer, a PGR pediu a condenação de nove dos dez réus.
Leia mais:
STF condena Bolsonaro e outros 7 réus por todos os crimes em julgamento da trama golpista
Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e aliados
O grupo responde por cinco crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.
Integram o núcleo 3 os seguintes réus:
No caso de Ronald Ferreira Júnior, a PGR pediu a desclassificação dos cinco crimes dos quais o tenente-coronel era acusado. No lugar das imputações, a PGR qualificou a conduta de Júnior em incitação ao crime. Nesse caso, ele poderá negociar a assinatura de um acordo de não persecução penal.
Segundo a acusação, cinco acusados pressionaram e incitaram seus pares nas Forças Armadas para aderir ao golpe valendo-se “de conhecimentos militares especiais e/ou de seus postos elevados na hierarquia militar”: Bernardo Romão, Fabrício Bastos, Márcio Júnior, Estevam Theophilo e Sérgio Cavaliere.
Em delação, Mauro Cid relatou que, no meio militar, Estevam Theophilo era reconhecido como o general que “tomaria a iniciativa” do golpe se o então presidente Jair Bolsonaro (PL) assinasse um decreto de exceção.
Leia mais:
STF mantém proibição de regulamentação sobre mototáxis em SP
Moraes pede vista e suspende julgamento sobre reajuste por idade em planos de saúde
Além da incitação de militares, segundo a PGR, o núcleo 3 teria operacionalizado o planejamento conhecido como “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades como Alexandre de Moraes e os integrantes da chapa eleita nas eleições de 2022: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).
O grupo responsável por essa empreitada, destinada a causar um caos social que propiciasse o decreto de uma medida de exceção, era composto por Rodrigo Azevedo, Rafael Oliveira, Hélio Ferreira Lima e Wladimir Matos Soares, segundo a acusação.
De acordo com as investigações, o plano “Punhal Verde e Amarelo” foi elaborado pelo general Mário Fernandes e efetivado por uma operação denominada “Copa 2022”. Os acusados de participar dele utilizaram codinomes de países, cadastrados em linhas telefônicas em nomes de terceiros. A operação chegou a entrar em curso, mas foi abortada.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
2
Cidade do interior paulista supera Europa e vira referência global em qualidade de vida
3
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
4
Flamengo: ida de Allan ao Corinthians pode render milhões ao clube; veja valores
5
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega