CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Economia Brasileira

Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa

Publicado 11/11/2025 • 08:24 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A maioria (56%) dos profissionais que deixaram empregos CLT para abrir negócio próprio desejam retornar à carteira assinada.
  • O levantamento, feito com mais de 3,8 mil pessoas em todo o país, destaca ainda que o uso crescente do termo “empreendedor” tem sido confundido com o de “autônomo”, "o que cria uma narrativa enganosa."
  • O estudo ainda mostra que a migração para a informalidade é motivada principalmente pela baixa remuneração no mercado formal, citada por 44,5% dos entrevistados.
Taxa de desemprego é divulgada pelo IBGE.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Taxa de desemprego cai para 5,4%, o menor nível desde 2012; massa de rendimento atinge recorde de R$ 357,3 bilhões

A maioria (56%) dos profissionais que deixaram empregos CLT para abrir negócio próprio desejam retornar à carteira assinada, segundo uma pesquisa encomendada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e realizada pela Vox Populi e pelo Dieese.

O levantamento, feito com mais de 3,8 mil pessoas em todo o país, destaca ainda que o uso crescente do termo “empreendedor” tem sido confundido com o de “autônomo”, “o que cria uma narrativa enganosa.” Segundo a pesquisa, em cada seis trabalhadores por conta própria, um se identifica como empreendedor.

Leia também:

“O termo foi glamourizado, mas esconde uma realidade dura de insegurança, ausência de direitos e desproteção previdenciária”, diz Everton Gimenis, vice-presidente da CUT-RS.

O estudo mostra ainda que a migração para a informalidade é motivada principalmente pela baixa remuneração no mercado formal, citada por 44,5% dos entrevistados. Outros 38,7% apontam as exigências de qualificação e experiência como barreiras. No entanto, a promessa de maior autonomia e renda não se confirma.

“Empreendedorismo de necessidade”

O levantamento avalia que o chamado “empreendedorismo de necessidade” ganhou força em períodos de crise econômica e desemprego.

Com a retomada da atividade e negociações salariais mais robustas, parte dos trabalhadores passou a reconhecer a importância da proteção garantida pelo emprego formal.

“O que se vê é justamente o contrário da ilusão vendida: jornadas extenuantes, custos arcados individualmente e uma exploração ainda maior”, avalia Tiago Vasconcelos, secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS.

A pesquisa também revela contradições entre desejo e realidade. Entre trabalhadores formais, 40,9% dizem que gostariam de empreender. Já entre os autônomos, mais de 86% afirmam que poderiam ou gostariam de voltar à CLT.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;