CNBC
Imagem do prédio do Congresso dos EUA.

CNBCRestrições do Congresso dos EUA ao cânhamo ameaçam indústria de US$ 28 bilhões e levam empresas à ofensiva

Notícias do Brasil

COP30: Todos os problemas foram sanados, diz Corrêa do Lago após carta da ONU que critica organização da Conferência

Publicado 13/11/2025 • 20:32 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O presidente da COP30 afirmou nesta quinta-feira (13) que todos os problemas de segurança apontados em carta enviada pela ONU foram sanados.
  • O documento, assinado pelo secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, critica a organização da COP30 e pede melhorias na segurança e na infraestrutura do evento sediado em Belém (PA).
  • As solicitações foram feitas após a invasão de manifestantes à Blue Zone — área restrita a autoridades, delegações oficiais e imprensa — na última terça-feira (11).

Tomaz Silva/Agência Brasil

Presidente da 30ª Conferência das Partes (COP30), André Aranha Corrêa do Lago

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou nesta quinta-feira (13) que todos os problemas de segurança apontados em carta enviada pela ONU foram sanados.

O documento, assinado pelo secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, critica a organização da COP30 e pede melhorias na segurança e na infraestrutura do evento sediado em Belém (PA).

As solicitações foram feitas após a invasão de manifestantes à Blue Zone — área restrita a autoridades, delegações oficiais e imprensa — na última terça-feira (11), além de episódios de alagamentos causados pelas chuvas e falhas na climatização de alguns ambientes.

A carta, segundo fontes, foi direcionada ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao governador do Pará, Helder Barbalho.

Leia mais:
Governo reage após críticas da ONU sobre segurança e estrutura da COP30
‘Esta será uma COP de implementação’, diz presidente da COP30

“Todos os problemas de segurança foram sanados. É importante destacar que o ar-condicionado hoje estava muito melhor. Tivemos um problema técnico, mas as questões estão sendo solucionadas”, disse Corrêa do Lago em coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (13), na Blue Zone, onde ocorrem as negociações da COP30.

Questionado sobre um possível desgaste na imagem do Brasil em razão dos problemas apontados pela ONU, Corrêa do Lago negou essa possibilidade e afirmou que não são necessárias novas medidas.

Em nota, a Casa Civil já havia informado que os meios e efetivos policiais para preservação dos perímetros de segurança da COP30 foram ampliados.

“Destacamos que todas as solicitações da ONU têm sido atendidas. Ontem (12), os governos federal e estadual, juntamente com o UNDSS, realizaram a reavaliação dos meios e quantitativos policiais para preservação dos perímetros de segurança — áreas Laranja e Vermelha — da COP30, que também foram ampliados”, diz o comunicado.

Segundo a Casa Civil, também houve instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas de contenção adicionais em pontos vulneráveis de segurança; instalação de novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas; e reparos com substituição e vedação das estruturas onde foram registradas goteiras.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;