Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ibaneis diz que indicação de Celso Eloi ao BRB é em caráter definitivo; BC e Câmara Distrital precisam validar indicação
Publicado 18/11/2025 • 16:49 | Atualizado há 3 horas
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 18/11/2025 • 16:49 | Atualizado há 3 horas
Reprodução/Agência Brasília
Fachada do BRB
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu indicar o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal em Brasília, Celso Eloi, ao comando do BRB em caráter “definitivo”, como afirmou ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. A indicação ainda precisa ser validada pelo Banco Central e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Nesta quarta-feira (18), a Justiça afastou Paulo Henrique Costa da presidência do BRB, por 60 dias, no âmbito da Operação Compliance Zero. A investigação apura supostos contratos fraudulentos envolvendo o Banco Master, agora liquidado pelo Banco Central. O diretor financeiro, Oswaldo Garcia Júnior, também foi afastado pelo mesmo período.
Ibaneis poderia indicar um presidente interino para os próximos dois meses ou um presidente efetivo. Ficou com a segunda opção e indicou Celso Eloi Cavalheiro, superintendente da Caixa Econômica Federal em Brasília.
Leia mais artigos desta coluna aqui
A oposição ao seu governo coleta assinaturas na Câmara Legislativa para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso, já que o BRB, em alinhamento com o governo do DF, tentou comprar o Banco Master neste ano. A transação foi vetada pelo BC.
Paulo Henrique Costa estava no cargo desde 2019, no primeiro mandato de Ibaneis, e se encontra neste momento nos Estados Unidos. Ele conversou rapidamente com o governador ao telefone na manhã desta terça-feira (18) e sinalizou que voltará ao Brasil.
Em nota, o BRB disse que “sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando regularmente informações ao Ministério Público Federal e ao Banco Central do Brasil sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.”
O Banco Regional de Brasília esclareceu ainda que segue operando normalmente, garantindo a continuidade integral dos serviços e preservando a segurança das operações, dos clientes, dos parceiros e de toda a sua estrutura operacional.
--
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: quem é Augusto Lima, principal sócio de Vorcaro, que também foi preso?
3
Pagamentos do Banco Master vão drenar um terço da liquidez do FGC
4
Falha na Cloudflare afeta internet e tira do ar sites como X e ChatGPT
5
Banco Master: veja como receber ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial